Femaco

Corais nordestinos encantam no Teatro Arthur Azevedo

O Femaco foi promovido pela Universidade Federal do Maranhão, por meio do seu Departamento de Assuntos Culturais/Proex.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h06

SÃO LUÍS – Terminou no último sábado, dia 31 de outubro, o 33º Festival Maranhense de Coros (Femaco). Ao todo, participaram do evento 34 corais, sendo 29 do Estado do Maranhão (São Luís e Icatu), quatro de Teresina (PI) e um da cidade de Fortaleza (CE). O Femaco foi promovido pela Universidade Federal do Maranhão, por meio do seu Departamento de Assuntos Culturais/Proex.

Na primeira noite do 33º Festival Maranhense de Coros, se apresentaram os corais infantis maranhenses Angellu’s Vox, Kids Voices (ICBEU), Coral Quiálttera, Coral Feminino Sons Brilhantes (Eletronorte), Canto Curumim (Icema), Upaon Açu e fechando a primeira noite do Femaco 2009 o Coral Educar (Instituto Educar).

Neste ano, demonstrando a consolidação do canto coral no Maranhão, a UFMA propôs aos corais de São Luís, que apresentassem um concerto, com repertório único, na noite de abertura do Festival. O diretor do DAC, Alberto Dantas informou que neste primeiro concerto de abertura do Femaco, a UFMA escolheu o repertório de músicas recolhidas e arranjadas para coro por padre Jocy Rodrigues (1917-2007).

- Foi uma forma de homenageá-lo, não só como um dos incentivadores do Femaco, mas pelo pioneirismo de no Maranhão registrar e realizar belos arranjos para coro de peças do cancioneiro popular, das danças, das toadas do bumba-meu-boi e composições de música popular de autores maranhenses - observou Dantas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.