Linha branca

Produtos com baixo consumo continuam com IPI reduzido

Ministro da Fazenda, Guido Mantega, fez o anúncio das mudanças nesta quinta-feira (29).

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h06

SÃO LUÍS - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, fireram, no fim da manhã desta quinta-feira (29), em pronunciamento oficial, o anúncio da revisão na cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na chamada "linha branca" (geladeiras, máquinas de lavar e fogões).

O governo decidiu prorrogar, até o fim deste ano, a redução do IPI para os produtos com baixo consumo de energia da linha branca.

Segundo o ministro, as geladeiras, que antes do IPI baixo tinham uma alíquota de 15%, e que recuou para 5%, pode manter a mesma alíquota reduzida, mas somente para os produtos da chamada "classe A", com menor consumo de energia. As geladeiras da "classe B", passarão a ter, a partir de segunda-feira (2), uma alíquota de 10% e o restante voltará a ter um IPI de 15%.

No caso dos tanquinhos de "classe A", cuja alíquota de IPI anterior era de 10% e que baixou para zero, continuarão com isenção. Já os tanquinhos classificados na "classe B" terão alíquota de 5% e, o restante, retornarão para os 10% de taxação.

Os fogões da "classe A", cuja alíquota de IPI anterior era de 4% e que caiu para zero, terão alíquota de 2% a partir de segunda-feira. Fogões da "classe B" terão alíquota de 3% e, para o restante, a alíquota voltará para os 4% originais.

No caso das máquinas de lavar da "classe A", que tinham uma alíquota de 20% antes da redução e que passou para 10%, manterão uma tributação de 10%. Para os produtos da chamada "classe B", a alíquota será de 15% e o restante retornará para a tributação original de 20%.

Essa é a segunda prorrogação do IPI reduzido para os produtos da linha branca. A redução foi anunciada pelo governo em 17 de abril, com validade de três meses, ou seja, até 17 de julho. Entretanto, em junho, o governo anunciou que o IPI baixo seria mantido até o fim de outubro deste ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.