São Luís

Porto do Itaqui retoma operações de cabotagem

Atualizada em 27/03/2022 às 13h06

SÃO LUÍS - A chegada, na próxima terça-feira (3) à tarde, de um navio com 170 contêineres marca a retomada das operações de cabotagem no Porto do Itaqui. A carga é proveniente do Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. É a primeira operação dessa modalidade em quatro anos. Cabotagem é a navegação realizada entre portos do mesmo país pelo litoral ou por vias fluviais, se contrapondo à navegação de longo curso, que é aquela realizada entre portos de diferentes nações.

A vinda dos contêineres foi negociada com a Log In Transporte Logísticos, empresa nacional de transportes que, na área marítima, é especialista em cabotagem. Com essa operação teste, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) quer assegurar uma linha regular de cabotagem de contêineres para o Itaqui, até fevereiro de 2010. Até chegar em São Luís, a carga passará pelos portos brasileiros de Santos, Salvador e Suape.

“O Porto está empenhado em adquirir novas encomendas para que sejam utilizadas como carga de retorno para os estados do Sul e Sudeste. A operação é também uma contribuição com as indústrias maranhenses, que poderão contar com mais essa modalidade de transporte no estado”, observa o gerente de Planejamento da Emap, Gustavo Lago. Segundo ele, as operações irão acontecer quinzenalmente, a partir de terça-feira (3) e representam incremento na receita do Itaqui.

A carga conteinerizada é uma tendência mundial devido a sua praticidade e possibilidade de fracionamento de carga. No Maranhão é vantagem em relação às cargas que viajam pelo modal ferroviário, já que o estado ainda não conta com uma ligação até o Sudeste do país por esse meio de transporte. Em contrapeso ao modal rodoviário, o transporte marítimo torna-se mais seguro, com a redução de riscos de incidentes (acidentes, roubo de carga), comuns nas estradas brasileiras.

Retomada

A ampliação da movimentação de carga conteneirizada tem sido um dos desafios da Emap. “Em 2008, 400 contêineres foram movimentados”, declarou o Gerente de Planejamento, Gustavo Lago.

Em 2009, o Porto do Itaqui realizou a primeira exportação de Castanha de Caju, pela armadora francesa CMA-CGM. A carga, que veio do Piauí, saiu através de contêineres, pelo navio Homere, que veio do Caribe com passagem nos estados do Pará e Maranhão, de onde seguiu para Fortaleza. Também foram movimentados 100 contêineres com cargas de projetos para Vale e Alumar.

AS informações são da Secom

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.