Diversidade

Cortejo de bumba meu boi na Praia Grande das Artes

Há ainda lançamentos de livros, espetáculos de teatro e shows nas ruas e praças do Centro Histórico.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h06

SÃO LUÍS - O projeto Praia Grande das Artes, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), por meio da Superintendência de Ação e Difusão Cultural, prossegue nesta quinta-feira, 30. Uma das atrações é o cortejo de grupos de bumba-meu-boi, que se concentrarão na Praça Deodoro, a partir das 17h. Há ainda lançamentos de livros, espetáculos de teatro e shows nas ruas e praças do Centro Histórico.

O cortejo reunirá os grupos bumba-meu-boi de Apolônio (Baixada), da Pindoba (Matraca), de Axixá e Morros (Orquestra) e de Leonardo (Zabumba) no pátio interno do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, na Rua do Giz (Centro).

O espaço literário destacará lançamento de livros. Para hoje (30), os autores em destaque são Waldomiro Viana (“O Mau Samaritano”), Milson Coutinho (“Fidalgos e Barões”), Arlete Nogueira da Cruz (“Sal e Sol”) e Bioque Mesito (“A Anticópia dos Placebos Existenciais”). Os lançamentos ocorrerão ao som do grupo Marabrass, da Escola de Música do Maranhão, a partir das 18h.

No campo das artes plásticas, há exposição permanente ao longo da rua Portugal, Largo do Comércio e em torno da Feira da Praia Grande (Mercado das Tulhas). As obras são dos artistas Alain Moreira Lima, Ana Borges, Airton Marinho, Marlene Barros e Miguel Veiga.

No cinema, serão exibidos os curtas “Infernos” e “Litania da Velha”, ambos de Frederico Machado. Após a apresentação das duas produções, acontecerá um debate com o presidente da Associação Brasileira de Documentaristas (Maranhão), Paulo Furtado, e com o roteirista da Lume Filmes, Fernando Ramos. Em seguida, haverá a exibição do longa “A Cor da Romã”, de Sergei Paradjanov. As exibições e o debate acontecem no Teatro de Arena Beto Bittencourt, ao lado do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho.

No Palco do Teatro, na praça Nauro Machado, apresentam-se os grupos Teatro de Dança (“Tortura de um Coração”), Companhia Maranhense de Teatro (“Bandeira da Liberdade”) e Grupo Universitário de Teatro (“O Rico Avarento”).

Os grupos musicais também se apresentam na Nauro Machado. A partir das 20h30, o palco será ocupado pelo Coral São João, seguido do show “Da Vila para a Cidade”, com Fátima Passarinho, Gabriel Melônio, Inácio Pinheiro, Serrinha, Vovô e Zé Pivô. Às 23h começa o “Baile do Bolero”, com a Máquina do Tempo e os artistas Célia Maria, Eugênia Miranda, Valfredo Jair e Walber Carvalho.

As apresentações de dança acontecem no Canto da Cultura, a partir das 20h. As coreografias estão sob a responsabilidade dos grupos Carona Companhia de Dança, Macktub, GDAM, Arte e Dança de Eliane Propp, Adágio, Balé Márcia de Aquino, Móbile Companhia Experimental, Grupo Como Ver e Gamar (Grupo de Arte Maria Aragão).

E, completando a programação, A Vida é uma Festa, que acontece todas as quintas-feiras, na Rua dos Catraeiros, terá uma edição especial por conta do Praia Grande das Artes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.