Cultura

Mostra Sesc Guajajara de Artes será aberta amanhã

Um cortejo com diversas manifestações artísticas abrirá o evento em São Luís.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h06

SÃO LUÍS - A IV Mostra Sesc Guajajara de Artes será aberta nesta sexta-feira, 23, às 17h, e prossegue até o próximo dia 29, com um cortejo artístico pelas ruas da capital maranhense.

O cortejo reunirá diversos grupos, entre eles o bumba-meu-boi de São Simão, a Dança de Rua Chiquitos e o Tambor de Crioula Catarina Mina. Os artistas sairão da Biblioteca Pública Benedito Leite e passarão pela Rua Grande, Praça João Lisboa e Rua de Nazaré.

O encerramento será na Praça Nauro Machado (Praia Grande), onde um grupo de índios Guajajaras apresentarão um ritual. Em seguida, os grupos que acompanharão o cortejo farão uma apresentação de cinco minutos cada. Por volta das 21h, haverá show do cantor César Nascimento e o último a se apresentar será o Boi da Fé em Deus, sotaque de zabumba.

O evento é realizado pela Rede Sesc de Intercâmbio e Difusão das Artes Cênicas e tem uma vasta programação, com atividades que englobam as linguagens teatrais, corporais, cinematográfica, musical e circense, refletindo a tradição oral - folclórico e indígena.

Simultânea à mostra, acontece uma das etapas do projeto nacional Palco Giratório. As intervenções ao ar livre e nos espaços fechados são todas gratuitas. As atividades serão realizadas em diferentes locais, como os teatros João do Vale, Arthur Azevedo, Itapecuraíba e no Circo Cultural da Cidade, onde serão recolhidas doações de 1 quilo de alimento não-perecível.

O objetivo da mostra é incentivar e valorizar a produção artística maranhense. Além de ampliar as dimensões políticas de difusão cultural e estimular a sensibilidade do público, com apresentação de espetáculos, shows, exposições, debates, oficinas, vivências, incentivando a capacitação dos profissionais da área, a mostra possibilitará novos acontecimentos para o fomento e a circulação das artes no país.

Serviço

• O quê

IV Mostra Sesc Guajajara

Quando

De amanhã a 29 de outubro

• Onde

Diversos pontos de São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.