Pesquisa

Brasil perde cinco posições no ranking de desenvolvimento

Jornal Nacional

Atualizada em 27/03/2022 às 13h07

SÃO PAULO - A ONU divulgou nesta segunda o IDH, o Índice de Desenvolvimento Humano, do ano de 2007. Ele indica o bem estar das pessoas a partir da renda, do acesso a saúde e a educação.

Segundo a pesquisa, o melhor país pra se viver é a Noruega, na Europa. E o pior, Níger, na África. O Brasil ficou na posição de número 75.

Suylane pode pagar os estudos graças ao dinheiro que o pai manda dos Estados Unidos. Ele trabalha como marceneiro por lá e sustenta a família em Minas Gerais. Conseguiu até comprar a casa própria.

“Se ele não estivesse nos EUA, eu não conseguiria manter esse padrão de vida!”, disse a dona de casa Luciene Nascimento Fernandes.

Para a ONU, na maioria das vezes, a migração melhora a qualidade de vida das famílias. Mas as condições sociais, econômicas da população dependem mesmo de políticas públicas. E em matéria de desenvolvimento humano o Brasil tem uma boa e uma má notícia.

Na nota do IDH , que varia de zero a um, passamos de 0,80 para 0,81. Reduzimos a pobreza de 9.1% da população para 8.6%.

Mas no ranking de 182 países, o Brasil caiu cinco posições, estamos no 75º lugar. Pior que Chile (44), Argentina (49) e Uruguai (50).

Entre os países em desenvolvimento, ano passado o Brasil era o primeiro. Agora perdemos para a Rússia. Mas ainda estamos melhores que China e Índia.

O nosso maior problema está na expectativa de vida, de pouco mais de 72 anos. Nos países desenvolvidos chega a 80.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.