Integração

Terminais vão ter vistorias do Crea

Presidente do Crea/MA, Raymundo Portelada, afirmou que já está sendo planejado um cronograma de vistoria dos terminais.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h08

SÃO LUÍS - Após denúncia de O Estado na qual usuários do Terminal da Integração Cohama/Vinhais alertam para os riscos de acidentes por causa da estrutura precária do telhado, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Urbanismo (Crea/MA) anunciou que iniciará, na próxima semana, uma série de vistorias técnicas nos cinco terminais de São Luís. A primeira vistoria deve acontecer na terça-feira, 6, no Terminal da Cohama/Vinhais.

Segundo usuários do Terminal da Cohama, durante dias de ventos intensos placas de zinco do telhado cederam e a ferrugem pode ser vista em diversos pontos do teto.

O presidente do Crea/MA, Raymundo Portelada, afirmou que já está sendo planejado um cronograma de vistoria dos terminais. "Esse tipo de trabalho não compete ao Crea, mas, diante de uma situação como esta, não podemos deixar de agir, portanto, na próxima terça-feira, uma equipe será enviada ao Terminal da Cohama para vistoriar toda a estrutura do local para que possamos medir o grau de risco que ele apresenta e em, no máximo, uma semana, já teremos um parecer definitivo a respeito", afirmou.

Ainda segundo Portelada, depois de pronto, o relatório deverá ser entregue à Prefeitura de São Luís para que esta tome conhecimento das condições físicas do terminal e faça os reparos necessários. Portelada informou ainda que será estipulado um prazo para que a Prefeitura inicie os serviços devidos e, caso esse prazo não seja cumprido, o relatório será encaminhado a outras instâncias competentes.

Raymundo Portelada diz que falta manutenção nos cinco terminais de São Luís. Segundo ele, a cada três anos, as placas de zinco utilizadas no telhado deveriam passar por manutenções para evitar a ferrugem e outros danos. "É provável que a ferrugem presente nas placas de zinco que cobrem o terminal seja em razão do salitre. Se for isso mesmo, o Terminal da Praia Grande pode está em situação mais grave, pois ele fica à beira-mar, mas por enquanto não podemos afirmar nada até que sejam realizadas as vistorias e concluídos os relatórios", considerou.

Mais

Em vistoria realizada este ano para verificar as condições de acessibilidade dos cinco terminais da integração de São Luís, o Crea constatou a necessidade de saídas de emergência em todos eles. De acordo com o laudo técnico da entidade, em caso de algum sinistro que implique evacuação do local a não existência de portas de emergência pode atrapalhar os trabalhos de socorro às possíveis vítimas, pois as áreas destinadas a saída e entrada de ônibus nos locais seriam insuficientes para o acesso de ambulâncias e outros veículos de resgate bem como não permitiria a saída dos usuários.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.