Eleição

Ampem promove debate entre candidatos ao Conselho Superior do MP

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h08

SÃO LUÍS - A Associação do Ministério Público do Maranhão (Ampem) realiza, nesta sexta-feira (2), às 15h, no auditório da OAB, um debate com candidatos ao Conselho Superior do Ministério Público (CSMP). A eleição para o órgão ocorrerá na próxima segunda-feira (5), em São Luís, Imperatriz e Timon. Em São Luís, a votação será feita na sede da Procuradoria Geral de Justiça.

De acordo com a presidente da Ampem, Fabíola Fernandes Ferreira, o objetivo do debate, que será mediado pelo jornalista Itevaldo Júnior, é promover a troca de informações entre candidatos e membros do Ministério Público do Maranhão.

São candidatos ao cargo, os procuradores de justiça Suvamy Vivekananda Meireles, Themis Maria Macheco de Carvalho, José Argolo Ferrão Coelho, Terezinha de Jesus Guerreiro Bonfim, Eduardo Hiluy Nicolau, Rita de Cássia Maia Baptista Moreira, Flávia Tereza de Viveiros Vieira e Domingas de Jesus Froes Gomes. Os promotores e procuradores de justiça poderão votar em até cinco candidatos, tendo em vista que o Conselho Superior do Ministério Público é composto, por sete membros, sendo dois natos, o procurador-geral e o corregedor-geral do MP.

Entre as atribuições do conselho, estão aprovar o quadro de antiguidade dos membros do Ministério Público, compor a lista tríplice para promoções, autorizar afastamento de membros, entre outras.

Essa é a primeira vez que candidatos ao Conselho Superior participam de um debate. Em 2008, a Ampem promoveu um debate também entre os candidatos ao cargo de procurador-geral de justiça. “Com a inscrição de oito membros, a classe ministerial poderá exercer a democracia interna, debatendo temas de interesse de todos e dentre as atribuições do Conselho Superior do Ministério Público”, explicou a presidente da Ampem, Fabíola Ferreira. Membros do Ministério Público, aposentados e servidores podem participar do debate.

Com informações da assessoria da Ampem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.