Ciência

Sonda vai dar rasante em Mercúrio nesta terça-feira

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 13h08

SÃO PAULO - Nesta terça-feira, a sonda Messenger, da Nasa, faz seu terceiro e último sobrevoo de Mercúrio – a 161 mil km por hora. O horário previsto do rasante, de 228 quilômetros, é 18h55 (hora de Brasília). O objetivo será registrar imagens do planeta mais próximo do Sol. A manobra também é necessária para entrar na órbita do planeta, em março de 2011, quando a missão vai completadar 6 anos e 7 meses. A jornada de 7,9 bilhões de quilômetros rumo a Mercúrio envolve 15 voltas ao redor do Sol. Para proteger seus instrumentos, a sonda é equipada com um escudo “guarda-sol”, com 2,5 por 2 metros, de material cerâmico resistente ao calor.

Com mais de 90% da superfície de Mercúrio já registrada em imagens, a equipe que coordena os trabalhos da Messenger vai focalizar seus instrumentos em aspectos específicos do planeta. Um dos aparelhos que a sonda leva é o Mercury Atmospheric and Surface Composition Spectrometer (Mascs). Um espectrômetro separa as ondas de luz para analisar elementos e substâncias químicas que a refletem. O Mascs foi fabricado por cientistas da Universidade do Colorado (câmpus de Boulder) a um custo de US$ 8,7 milhões. Mesmo com a altíssima velocidade do sobrevoo, rápidas manobras de rotação permitirão ao Mascs “fitar” alvos selecionados.

“Vamos mirar cada alvo individual a partir de diferentes ângulos”, explica William McClintock, que coordenou o desenvolvimento do Mascs. “Uma das grandes questões que intrigam os cientistas é quanto ferro existe na superfície de Mercúrio”, diz o cientista. “Queremos mapeá-lo com exatidão, determinar em qual forma química ele se apresenta e como está ligado à superfície.” O ferro, que predomina no centro de Mercúrio, é responsável por manter o campo magnético do planeta. Esse campo magnético absorve e armazena energia dos ventos solares.

Os dois rasantes anteriores ocorreram em 6 de outubro e 14 de janeiro do ano passado. Vênus também foi palco de uma “fina” do Messenger, em 24 de outubro de 2006 e 5 de junho de 2007.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.