Mobilização

Atos públicos e passeatas marcam dia de luta pela descriminalização do aborto

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 13h08

BRASÍLIA - No Dia de Luta pela Descriminalização do Aborto na América Latina e no Caribe, a coordenadora da Rede Feminista de Saúde do Distrito Federal, Karen Lúcia Borges Queiroz, defendeu, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, que a saúde reprodutiva tem de ser encarada como um direito da mulher.

“A gente defende que nenhuma mulher é obrigada a ser mãe. Assim como todas as mulheres que podem e querem ser mãe, tem o direito de dar a luz. A questão da saúde sexual reprodutiva tem que ser um direito”, explicou.

A coordenadora afirma que o aborto mal feito é a terceira causa de morte materna no país e afirma que esse fato está ligado à questão de injustiça social. “Mulheres negras e de baixa renda sofrem preconceito social e praticam o aborto de forma precária.”

A Articulação de Mulheres Brasileiras, organização não governamental que atua na defesa dos direitos humanos, realizou hoje (28) ações e atos públicos em oito estados, entre eles, Paraíba, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Pernambuco, para marcar o dia de luta pela legalização do aborto na América Latina e no Caribe.

A integrante do Fórum de Mulheres de Pernambuco, Sílvia Camurça, afirma que a ideia é coletar assinaturas para a instalação de uma frente nacional que visa ampliar o debate em favor da autonomia reprodutiva das mulheres.

Para a presidente do Movimento Brasil sem Aborto, Denise Garcia, a legalização do aborto é uma forma de mascarar o problema de saúde pública. “É preciso trabalhar com todas as famílias para que tenham condição de ter e de criar seus filhos, a fim de que estejam bem informados. Dar qualidade de vida às pessoas e não usar o argumento da falta de qualidade para fazer um ato que é ilegal.”

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, ocorrem aproximadamente 1 milhão de abortos espontâneos e inseguros, com uma taxa de 3,7 abortos para cada grupo de 100 mulheres de 15 a 49 anos. Esses números não abrangem os abortos por razões médicas e legais, ou seja, aqueles permitidos pelo Artigo 128 do Código Penal Brasileiro, que tratam de risco de morte para a mulher e de gravidez resultante de estupro.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, de janeiro a junho deste ano, foram realizadas cerca de 112.834 internações no Sistema Único de Saúde (SUS) para procedimentos de pós-abortos ilegais (curetagens), que geraram um custo aos cofres públicos de R$ 22,8 milhões. Só no estado de São Paulo, nesse período, foram autorizadas mais de 20 mil internações em hospitais públicos para essa finalidade, enquanto no Distrito Federal aconteceram 2.094.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.