São Luís

Caixeiras do Divino são homenageadas em livro

Assista à reportagem da TV Mirante.

Luiz Felipe Falcão/TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h08

SÃO LUÍS - A tradição das caixeiras do Divino Espírito Santo de Alcântara agora está preservada em um livro lançado em São Luís. O livro, "No bater das caixas do Divino”, faz parte das ações de salvaguarda das caixeiras, que, segundo o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, corre o risco de desaparecer. Assista à reportagem da TV Mirante.

Caixeiras do Divino saudavam na entrada os convidados. O dia é especial. A tradição das caixeiras mais imortal do que nunca. Agora, as ladainhas e a cultura de Alcântara estão eternizadas no livro “No bater das caixas do Divino”. Um trabalho de pesquisa, que pretende fazer com que a tradição da festa do divino continue viva.

A festa que homenageia o Divino Espírito Santo chegou de Portugal no início do Século XIX. De Alcântara, se espalhou por todo Maranhão e hoje é uma das mais importantes práticas religiosas do Estado. Tradição que precisa ser encarada com seriedade para continuar existindo e encantando.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.