Julgamento

Julgamento de ex-deputado entra no seu terceiro dia

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 13h08

SÃO PAULO - O julgamento do ex-deputado federal Hildebrando Pascoal foi retomado na manhã desta quarta-feira (23), em Rio Branco. Ele e outras duas pessoas são acusados de matar um mecânico. Segundo o Ministério Público, a vítima foi torturada várias horas e depois teve o corpo cortado por uma motosserra. A acusação afirma que o crime foi cometido por vingança pelo ex-parlamentar e sua quadrilha.

O julgamento começou na segunda-feira (21). Na terça, os três acusados foram ouvidos e, de acordo com o Tribunal de Justiça do Acre, todos se declararam inocentes. Pascoal pediu para o juiz para fazer a sua defesa. Nesta manhã, os promotores estão apresentando seus argumentos.

O TJ informa que o juiz determinou que cada um dos três advogados de defesa terá direito a uma hora e meia para se pronunciar. No total, serão seis horas. O Ministério Público, responsável pela acusação, terá o mesmo tempo. Para réplica e tréplica, o prazo individual ficou fixado em uma hora.

Pascoal é acusado de comandar um grupo de extermínio que agia no Acre entre 1995 e 1999. Ele já foi condenado a mais de 80 anos de prisão por outros crimes, incluindo tráfico de drogas e a morte de um policial. Esta é a primeira vez que Pascoal é julgado pela Justiça do Acre. Ele pode ser condenado a mais 30 anos de prisão no caso que ficou conhecido como o "crime da motosserra".

Outros réus

Pedro Pascoal, irmão de Hildebrando Pascoal, também é réu no processo, mas apresentou um atestado médico justificando a ausência, de acordo com a assessoria do tribunal. O documento foi aceito, mas passa por perícia. O julgamento de Pedro Pascoal deverá ser realizado na próxima segunda-feira (28).

O TJ afirma que, além deles, outras quatro pessoas foram denunciadas por envolvimento no crime. Três tiveram seus processos desmembrados e devem ser julgados separadamente entre outubro e novembro deste ano. O outro faleceu e o processo foi arquivado.

A previsão do juiz Leandro Gross, titular do Tribunal do Júri, de Rio Branco, é que o julgamento do ex-deputado se prolongue até a manhã de quinta-feira (24).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.