Compra de ações

Capitalização da Petrobras não terá recursos do FGTS, diz Lula

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 13h10

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (2) ao canal francês de televisão TV5 que o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) não será usado para a compra de novas ações da Petrobras. Lula voltou a dizer que o Brasil não pretende ingressar na Opep, a organização que reúne os maiores produtores mundiais de petróleo.

Segundo o presidente, o FGTS não será usado na capitalização da estatal. O governo pretende fazer um aporte de R$ 50 bilhões na empresa, para investimentos para a exploração do pré-sal, mas esses recursos não teriam verbas do fundo.

Sobre a Opep, Lula repetiu à TV francesa o que já havia dito ao canal de TV norte-americano Bloomberg, em junho do ano passado. “O Brasil não tem interesse de entrar na Opep. O Brasil não quer ser exportador de óleo cru. O que nós queremos é aproveitar o pré-sal para que façamos uma grande indústria petrolífera, uma grande indústria naval e um grande polo petroquímico”, afirmou, em declaração reproduzida pela Agência Brasil.

Lula disse ainda que vai discutir questões de segurança com o presidnete francês, Nicolas Sarkozy, que chega ao Brasil segunda-feira (7). A França disputa o contrato para reequipamento da Força Áerea Brasileira (FAB), que pode chegar a R$ 5 bilhões., com a oferta de caças Dassault Rafale.

De acordo com Lula, ganha a concorrência quem repassar tecnologia ao Brasil. “Não podemos comprar um caça que a gente não detenha a tecnologia. Até porque sonhamos em produzir partes desse avião”, disse, numa clara referência à Embraer. A entrevista de Lula será transmitida pela TV5 no próximo domingo (6).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.