Medicina preventiva

Política de atenção à saúde do homem está no Diário Oficial

Christina Machado/Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 13h10

BRASÍLIA - A portaria do Ministério da Saúde que lança as diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem está no Diário Oficial da União de hoje (28). O programa lançado ontem (27) pelo ministro José Gomes Temporão tem o objetivo de reduzir o índice de mortalidade dessa população, por meio do enfrentamento dos fatores de risco e da facilitação de acesso às ações e serviços de saúde.

O grande desafio do programa é mudar a cultura masculina em relação à medicina preventiva, fazendo com que os cerca de 2,5 milhões de homens com idade entre 20 e 59 anos tenham pelo menos uma consulta médica por ano.

Muitas vezes por comodismo, vergonha ou medo brasileiros deixam de procurar atendimento em hospitais e ambulatórios. O resultado é que, de cada três adultos que morrem no país, dois são homens, segundo dados do Ministério da Saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.