Ônibus

Usuários sofrem com paradas lotadas em SL

Mas nem sempre a vinda do coletivo representa um alívio.

Luiz Felipe Falcão/TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h11

SÃO LUÍS - Paradas e ônibus lotados, passageiros irritados. Uma cena que se vê todos os dias em São Luís. No dia 30 do mês passado o JMTV mostrou esta situação. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes prometeu colocar agentes para fiscalizar os pontos mais críticos. A equipe da TV Mirante retornou às ruas, mas a situação continua a mesma.

Fim de tarde, paradas lotadas. Mas nem sempre a vinda do ônibus representa um alívio. Muito pelo contrário. Pode ser sinônimo de irritação. É que muitos motoristas não param para os passageiros subirem. Em menos de dez minutos, a equipe da Mirante flagrou vários motoristas ignorando passageiros em uma parada no bairro da Cohab.

O problema não é novo. No último dia 30 de julho, o JMTV mostrou flagrantes do desrespeito no trecho que fica entre o Cohafuma e a Ceasa. Um ônibus fazia o desvio irregular para fugir do engarrafamento da avenida Jerônimo de Albuquerque. Na época, a Secretaria de Trânsito e Transportes informou que colocaria agentes e fiscais nos trechos onde os desvios são mais frequentes.

Depois que a matéria foi ao ar, um motorista se justificou no Portal Imirante.com, na coluna VC no Imirante. Ele explica que o trânsito atrasa as viagens e eles precisam cumprir horário. Ele dá o exemplo de que uma viagem à Cidade Olímpica deveria demorar uma hora e vinte minutos, mas leva duas horas e dez minutos e geralmente atrasa 45 minutos.

O presidente do Sindicato dos Motoristas, José Rodrigues, afirma que o tempo que cada um tem para cumprir a viagem é o mesmo há 14 anos, quando o fluxo de veículos era bem menor. Quem determina o horário é Secretaria de Trânsito e Transportes.

Enquanto isso, a população que precisa do transporte coletivo todos os dias, continua a mercê da boa vontade dos motoristas.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte da capital informou que intensificou a fiscalização das rotas dos ônibus e das paradas nos pontos, e que ações educativas e punições já estão sendo realizadas. O telefone da SMTT para reclamações é 156.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.