Acidente aéreo

Equipe encontra terceiro corpo após acidente entre avião e helicóptero

Acidente ocorreu no Estado de Nova Jersey, e os destroços caíram no rio Hudson.

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 13h12

SÃO PAULO - Uma terceira vítima do choque entre um pequeno avião e um helicóptero de turismo foi encontrada no final da tarde deste sábado (8). O acidente ocorreu no início da tarde em Nova York, enquanto as duas aeronaves voavam sobre o Rio Hudson.

A informação sobre o terceiro corpo foi prestada por Deborah Hersman, presidente da National Transportation Safety Board, organização dos EUA responsável pela segurança nos transportes. Ela acrescentou que as buscas já foram interrompidas, e serão retomadas na manhã deste domingo.

Os corpos ainda não foram identificados, e seis pessoas permanecem desaparecidas. Das nove possíveis vítimas, três estavam no avião e seis no helicóptero. Entre os dois passageiros do avião havia uma criança, e o helicóptero levava cinco turistas italianos, além do piloto.

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, descartou as chances de encontrar pessoas com vida. “Não haverá um final feliz”, afirmou, acrescentando que essa deixou de ser uma missão de resgate de sobreviventes.

Barcos da polícia, dos bombeiros e da guarda costeira permaneceram duurante toda a tarde no rio tentando encontrar vítimas e destroços das aeronovas.

As causas do acidente ainda não estão claras e serão investigadas pela National Transportation Safety Board, organização dos EUA responsável pela segurança nos transportes.

Um piloto que estava em um heliporto próximo ao acidente diz ter tentado avisar o helicóptero de que um avião se aproximava. O profissional trabalha para a mesma empresa que realizava o voo turístico sobre o Rio Hudson.

Uma testemunha que estava em terra em Hoboken disse ter ouvido o barulho parecido com o de um escapamento de carro, e disse que depois viu o helicóptero caindo "como uma pedra". Segundo ele, o pequeno avião perdeu uma asa. "Os dois aparelhos iam na mesma direção e se chocaram sobre a água, e aí ouvi uma explosão", contou uma testemunha ao canal NY1.

Aeronaves

Segundo a autoridade de aviação norte-americana (FAA), o avião Piper PA-32 havia decolado do aeroporto de Teterboro, em Nova Jersey, e ia para Ocean City.

Já o helicóptero Eurocopter AS 350, operado pelo grupo de voos panorâmicos Liberty Tours, havia acabado de decolar de um heliporto em Manhattan. A empresa divulgou em seu site que é a maior operadora de helicópteros de turismo e fretamento do nordeste dos EUA.

Na hora do acidente, as condições climáticas eram favoráveis. O local onde as aeronaves se chocaram tem intenso tráfego aéreo, especialmente nos dias ensolarados, quando helicópteros fazem passeios turísticos pela região, próxima à Estátua da Liberdade. Pilotos têm liberdade para escolher sua rota, desde que fiquem em altitude menor que mil pés (304,8 metros) e em distância segura dos arranha-céus.

Há dois anos, um helicóptero da Liberty enfrentou problemas também sobre o rio Hudson, durante um passeio turístico. Na ocasião, o piloto conseguiu posar com segurança e tirar da aeronave sete passageiros.

Pouso de emergência

Em janeiro, um jato da US Airways com mais de 150 pessoas a bordo caiu no rio Hudson, após ter aparentemente sido atingido por um bando de pássaros. Todas as 155 pessoas a bordo da aeronave sobreviveram ao pouso de emergência do Airbus A320, logo depois que o jato decolou do aeroporto LaGuardia, em Nova York.

A calma do piloto Chesley "Sully" Sullenberger, ex-piloto da Força Aérea dos Estados Unidos, diante de uma situação de pressão o tornou herói durante tempos de crise econômica.

Com AFP, AP e Reuters

Matéria atualizada às 22h10.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.