Vistoria

Bombeiros apresenta relatório sobre a AmBev

Foram constatados problemas graves no sistema de proteção de incêndio e GAT fala em nova interdição.

Wilson Lima/ O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h12

SÃO LUÍS - O Grupo de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros (GAT) apresentou, nesta segunda-feira pela manhã, o relatório de inspeção na fábrica da Ambev em São Luís, realizado dia 15 de julho. Pelo relatório foram constatados problemas classificados como graves no sistema de combate a incêndio e de proteção a descargas elétricas da unidade da capital.

Diante destas pendências, o Corpo de Bombeiros fala até em possibilidade de interdição, caso a companhia não cumpra a determinação do órgão em um prazo de 45 dias.

Pelo relatório, a empresa detém três graves problemas: um no Sistema de Proteção contra a Descarga Atmosférica (SPDA); no Sistema de Combate à incêndio do prédio e outro no Sistema de Sinalização de Segurança para casos de emergência. Por essas irregularidades, a empresa foi multada e terá agora 30 dias para equacionar esses problemas (a contar o dia 20 de julho). Esse prazo poderá ser prorrogado por mais 15 dias.

Conforme o coronel Célio Roberto Araújo, todos esses problemas detectados durante a inspeção do dia 15 de julho, poderiam resultar na imediata interdição do local, conforme determina a Lei Estadual nº 6.456/95. “Pela lei estadual e diante das irregularidades encontradas, nós do GAT poderíamos cassar a licença que eles têm por todas essas irregularidades. Mas vamos aguardar todos os prazos previstos em lei para saber se eles fizeram todas as adequações necessárias. Dia 20 de agosto, está prevista uma nova vistoria no local e se não houver mudanças, vamos interditar sim a fábrica da Ambev”, finalizou o comandante do GAT.

Em nota, a AmBev diz concordar com o trabalho do Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão e informa que a companhia já está cumprindo com as determinações, conforme plano apresentado na última semana ao Corpo de Bombeiros. A empresa AmBev reitera que suas operações atuam sob os padrões internacionais de produção e que seus produtos têm total garantia de qualidade.

Resumo relatório do GAT do Corpo de Bombeiros

- Abrigos de mangueiras danificados e desprovidos de mangueiras de incêndio de 2,5 polegadas;

- Os registros, globos angulares de 45m estão danificados, assim como as conexões hidráulicas existentes;

- Os adaptadores storz, tampas entre outras peças importantes do sistema de combate à incêndio precisam de manutenção urgente e reparos;

- Necessidade de manutenção no sistema de automação das eletrobombas e no sistema de bombas hidráulicas movido à diesel;

- Necessidade de manutenção e reparos no Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA): substituição de isoladores, cabos de decida, sistema de aterramento, substituição ou reposição de conectores danificados ou ausentes;

- Necessidade de apresentação de um laudo técnico do aterramento do prédio e manutenção do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), conforme determina a NBR 5419/01 da ABNT.

- A fábrica não possui sistema de sinalização de segurança;

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.