Pós-graduação

Inscrições para pós-graduação em Engenharia encerram neste domingo

Atualizada em 27/03/2022 às 13h13

SÃO LUÍS - As inscrições do Programa de Especialização Profissional 2009 da Vale encerram neste domingo, 26 de julho. São 60 vagas para profissionais formados nos últimos três anos em Engenharia. Para se inscrever, basta acessar o site da Vale (www.vale.com). O programa, que oferece vagas para São Luís, tem como objetivo formar especialistas para a cadeia produtiva de mineração, que compreende a própria mineração, porto e ferrovia.

Neste momento, a Vale está oferecendo o curso de Pós-Graduação em Engenharia Ferroviária, com 375 horas/aula, realizado em período integral. O curso tem duração de dois meses e meio e é feito em parceria com instituições de ensino. Serão oferecidas duas turmas, com 30 alunos cada uma, em Belo Horizonte (MG) e em São Luís (MA). Os alunos selecionados receberão uma bolsa de estudo mensal no valor de R$ 2 mil, totalizando R$ 5 mil durante todo o período do curso.

Para a turma de São Luís serão aceitas inscrições de candidatos do Norte e Nordeste. Já os candidatos para a turma de Belo Horizonte devem ser residentes das regiões Sul e Sudeste do país.

Para se candidatar, o profissional deve ter concluído o curso superior e estar formado há no máximo três anos nos cursos de Engenharia Civil, Produção, Elétrica, Eletrotécnica, Eletrônica, Eletroeletrônica, Mecânica, Mecatrônica, Segurança, Meio Ambiente e Telecomunicações; ter domínio intermediário de inglês e disponibilidade para morar em São Luís ou Belo Horizonte ao longo do período do curso.

Conteúdo da Especialização

A formação compreende o desenvolvimento das competências técnicas, abordagens teóricas e práticas com aulas expositivas, além de visitas técnicas às áreas operacionais da Vale. Ao término do programa, o participante apresentará uma monografia como conclusão da sua formação e receberá certificado de conclusão do curso.

O programa de Especialização Profissional, oferecido pela Valer, departamento de educação da Vale, representa o compromisso contínuo da empresa com o desenvolvimento econômico e social das regiões em que atua, promovendo a formação para o trabalho, a cidadania e a inclusão social. No ano de 2008, o programa Especialização Profissional formou 330 alunos em três modalidades de pós-graduação: especialização em mina, em ferrovia e em porto.

Fases do Processo Seletivo

Após a análise curricular, serão aplicadas provas de inglês e raciocínio lógico. Na etapa seguinte haverá redação e dinâmica de grupo e, por último, entrevista pessoal. Todas as etapas são eliminatórias.

As informações são da Vale

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.