Intercâmbio

Maranhense fará mestrado na França

Janete Costa Carvalho leciona no Centro de Ensino Médio Cidade Operária I.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h14

SÃO LUÍS - A professora do Centro de Ensino Médio Cidade Operária I, Janete Costa Carvalho foi a única da rede estadual de ensino do Maranhão classificada entre os 75 docentes de todo o país que se inscreveram para participar do curso de Mestrado em Ciência da Linguagem (Especialidade Linguistica, Sociolinguístca e aquisição da linguagem) do Programa Grenoble-Brésil, oferecido pela Universidade de Stendhal, da França, entre setembro deste ano e junho de 2010.

Janete Carvalho disse que ficou surpresa ao ser informada que seu nome estava na lista dos professores aprovados e constatar que seu projeto foi bem conceituado pelos docentes das universidades francesas. Ela disse ainda, que se sentiu gratificada ao receber a carta com o comunicado oficial no final de junho.

O projeto, da professora da rede estadual, é focado na aquisição de habilidades de uma segunda língua, desenvolvendo a potencialidade psicológica e cultural, como forma de estimular os alunos a aprenderem a língua francesa nas escolas estaduais. O projeto tem como pano de fundo a história de São Luís como única capital brasileira fundada por franceses.

Janete Carvalho destacou que seu trabalho segue as diretrizes da linha do mestrado, como a psicolingüística e a sociolinguística, estimulando a psicologia do conhecimento dos alunos em duas diferentes culturas.

A professora do CE Cidade Operária acredita que durante a formação vai aprimorar seus conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem, bem como os estudos na área da psicolingüística das línguas materna e estrangeira.

Durante o curso de mestrado ela espera ampliar seus conhecimentos da linguagem e ao retornar ao Brasil, continuar desenvolvendo suas atividades e compartilhar sua experiência com os outros colegas que lecionam na mesma escola. Janete Carvalho salientou que está vivendo a expectativa da viagem e se preparando para uma mudança radical de vida, pois sabe que enfrentará mudanças de hábitos, de costumes e de língua.

Ela conta que seu interesse em aprender línguas estrangeiras surgiu aos 14 anos participando do curso de inglês, língua que ela passou a lecionar aos 22 anos. A partir daí surgiu seu interesse pela língua francesa, influenciada pela vasta gama de conhecimentos da cultura francesa.

Diante da exitosa experiência, hoje ela mantém no CE Cidade Operária I um projeto de ensino da língua francesa para estudantes voluntários para que eles se sintam motivados a aprender um novo idioma.

Fonte: Ascom/Seduc

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.