Igualdade Racial

Conferência discute relações étnico-raciais

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 13h15

BRASÍLIA - A partir de hoje (25), Brasília sedia uma série de debates sobre políticas voltadas para as relações étnico-raciais. A 2ª Conferência Nacional da Igualdade Racial vai reunir cerca de 1,5 mil pessoas do Poder Público e de movimentos sociais no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Em pauta, temas como a titulação de terras quilombolas, cotas no ensino superior, religiões de matrizes africanas, programas de saúde voltados para a população negra e o combate ao racismo institucional, entre outros.

Serão tratadas ainda demandas específicas dos povos indígenas e de etnia cigana. Os seis eixos centrais das discussões são: terra, educação, trabalho e renda, segurança e justiça, saúde e políticas internacionais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Edson Santos, da Secretaria de Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), participam da cerimônia de abertura, às 18h.

De acordo com o ministro, na conferência será feita uma avaliação das políticas públicas de promoção da igualdade racial existentes no país e das maneiras de transformá-las em políticas de Estado.

Os delegados eleitos nas etapas municipais, regionais, estaduais e também na Plenária Nacional de Comunidades Tradicionais vão se reunir até domingo (28), quando será apresentado o relatório final sobre o encontro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.