Blog do Xavier

Musculação é aliada da boa postura

Blog do Xavier de Melo

Atualizada em 27/03/2022 às 13h15

Movimento do corpo e o perfeito equilíbrio da coluna seriam impossíveis sem a ajuda dos músculos. Eles são o sustentáculo da coluna, os responsáveis pelo bom funcionamento do aparelho locomotor. Boa parte das queixas de dores nas costas é resultado de problemas musculares, decorrentes de cansaço e tensão muscular. E a principal causa está no sedentarismo.

A falta de exercícios leva à flacidez dos músculos, causando problemas posturais, envelhecimento e desgaste precoce dessas estruturas.

Para manter a saúde da coluna, é importante a prática de exercícios regulares.

Eles servem para alongar e fortalecer. — detalha o ortopedista. A boa pedida é a musculação, que permite o trabalho de todos os grupos musculares. A principal vantagem é a possibilidade de realizar um trabalho personalizado.

De acordo com o nível de estresse, a rotina de trabalho e as queixas,é montada a série para cada pessoa.

Dessa forma, é possível fazer um trabalho voltado ao fortalecimento muscular e, consequentemente, ao melhor posicionamento da coluna. O empenho e a disciplina são fundamentais para que você veja os resultados. Quem malha cinco vezes por semana consegue perceber a melhora em menos de um mês.

Se você for sedentário e começar a malhar, os resultados serão vistos ainda mais rapidamente.

Cuidados prévios

Antes de começar a prática de qualquer exercício físico, não se esqueça de fazer uma avaliação médica.

Todos devem ser bem orientados para que os exercícios surtam os efeitos desejados.

É importante consultar vários especialistas, como ortopedistas, fisioterapeutas e cardiologistas. Esse cuidado deve ser tomado, especialmente, por aqueles que sentem dores nas costas. Isso porque, a causa desse sofrimento pode ser não apenas muscular, mas óssea, o que exige tratamento médico prévio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.