Justiça do Trabalho

TRT-MA empossa novos dirigentes

A desembargadora Márcia Andréa Farias da Silva assume a presidência do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão.

Ascom/TRT

Atualizada em 27/03/2022 às 13h15

SÃO LUÍS - Ao tomar posse no cargo de presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão nesta sexta-feira (19), a desembargadora Márcia Andréa Farias da Silva (foto) garantiu que suas prioridades serão o aperfeiçoamento da área tecnológica, a melhoria da infraestrutura, criação de cargos e a concretização das decisões judiciais. Registrou ainda a confiança dos seus pares a essa missão e o desejo de ser lembrada ao final como um ser humano que determinado e sereno, vai colocar todo o seu potencial para melhorar ainda mais a Justiça do Trabalho no Maranhão. Na vice-presidência e corregedoria, assume a desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo.

Em sua despedida, o desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho agradeceu a todos que colaboraram com sua administração, destacou o prêmio nacional conquistado pelo TRT em sua gestão, na área da comunicação, e o reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça, com os projetos Vara Itinerante, Juízo de Auxiliar de Execução e Juízo Auxiliar de Precatórios. Ressaltou ainda a construção da sede das novas varas trabalhistas e a realização dos concursos de juiz e servidores.

A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas, o governador do Estado em exercício João Alberto, o prefeito de São Luís João Castelo, o deputado federal Flávio Dino, o ministro Edson Lobão, o senador Edison Lobão Filho, a ministra do TST Kátia Magalhães Arruda, o presidente do Tribunal de Justiça, Raimundo Cutrim, entre outros.

Representando a OAB, o advogado Mario Macieira, lembrou da época em que conheceu a desembargadora ainda estudante de Direito da Universidade Federal do Maranhão e ressaltou o orgulho de vê-la chegar à presidência do TRT. “Fui testemunha dos êxitos desta carreira”. Destacou ainda a atuação da desembargadora como corregedora do TRT. “Nesta condição sempre demonstrou ser uma magistrada sensível, talentosa, equilibrada e justa”, afirmou.

Ele disse ainda que o quinto constitucional, do qual a nova presidente é oriunda pelo Ministério Público, é um mecanismo de democratização da Justiça. Registrou ainda a atuação do desembargador Gerson de Oliveira à frente do TRT. “Ao longo desse tempo, o desembargador tem-se mostrado um magistrado equilibrado e justo, o que honra a classe dos advogados”, afirmou.

O procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho, Marcos Sérgio Castelo Branco Costa, parabenizou o desembargador Gerson de Oliveira pela brilhante administração, o que ele classificou de convivência harmoniosa com os atores sociais e lançou à desembargadora Márcia Andrea o desafio de consolidar a efetivação dos direitos fundamentais. “A sociedade está à espera de decisões humanas”, destacou.

O presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho, juiz Érico Renato Cordeiro, externou em nome dos magistrados a satisfação de saudar as novas dirigentes do TRT. Disse que essa é uma data especial, pois no ano em que o TRT comemora os seus 20 anos, duas mulheres assumem a presidência do TRT.

O decano do Tribunal, desembargador Alcebíades Dantas, fez a saudações às magistradas. “Duas mulheres, de personalidade complexa, forte caráter e comportamento exemplar. Duas vencedoras que abriram o seu próprio espaço e atingiram essa elevada honraria e agora assumem novos deveres e responsabilidades, depois de muitos anos de estudos e árduo trabalho”, destacou. Ele encerrou dizendo que esforçou-se para “demonstrar a complexidade do universo feminino, a força e a riqueza das mulheres e de que também são portadoras as novas dirigentes, o que levou o Tribunal, pela primeira vez, a fazer uma eleição por aclamação”.

Novos dirigentes

Márcia Andrea Farias da Silva formou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão. Atuou desde o início de sua vida acadêmica na esfera trabalhista. Foi servidora do TRT, auditora fiscal e procuradora do Trabalho. Tomou posse em 12 de dezembro de 2003. No biênio 2007-2009, foi vice-presidente e corregedora do Tribunal.

A desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão e em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Maranhão. É mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Ingressou no cargo de juiz do Trabalho em 1994.

Em 2005, foi nomeada, pelo critério de merecimento, ao cargo de desembargadora Federal do Trabalho do TRT-MA. Em 2006, foi designada pela Presidência do TRT para ocupar o cargo de primeira Ouvidora do Judiciário Trabalhista no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.