Novo Enem

Número de inscritos no Enem chega perto de 1 milhão

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 13h15

BRASÍLIA - Antes de acabar a primeira semana de inscrições, o número de estudantes que se inscreveram para participar do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é de quase 1 milhão. Desde o início das inscrições, na segunda-feira (15), até as 17h30 de sexta-feira (19), já foram feitas 924 mil inscrições. O prazo termina dia 17 de julho.

Neste ano, o exame servirá como forma de ingresso em pelo menos 40 das 55 universidades federais, substituindo total ou parcialmente o processo seletivo dessas instituições. As inscrições do Enem são feitas exclusivamente pela internet. A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é chegar a 7 milhões de participantes.

Segundo o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, o sistema de inscrições recebeu acessos de 64 países, incluindo Vietnã, Arábia Saudita, África do Sul, Índia, Grécia e Cuba.

São Paulo foi o estado que registrou, até agora, o maior número de inscritos (193 mil), seguido de Minas Gerais (89 mil), da Bahia (81 mil), do Rio de Janeiro (73 mil) e de Pernambuco (58 mil)

Os alunos de escolas públicas estão isentos da taxa de inscrição. Já os que estudam na rede privada devem imprimir o boleto e pagar a taxa de R$ 35 em qualquer agência bancária. O Enem 2009 será aplicado em 1.619 municípios nos dias 3 e 4 de outubro, às 13h, com 180 questões de múltipla escolha.

Mais informações podem ser obtidas no site (http://www.enem.inep.gov.br/) do Inep.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.