Pontes

Trilhos da Estrada de Ferro Carajás vão virar pontes

Açailândia está entre os oito municípios beneficiados com a doação.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h16

SÃO LUÍS - Oito municípios localizados ao longo da Estrada de Ferro Carajás (EFC), no Maranhão e no Pará, receberão da Vale 10 quilômetros de trilhos que serão reaproveitados na construção de pontes metálicas. O material, que vai permitir às prefeituras realizarem obras para a melhoria de acesso em dezenas de povoados, representa uma economia de R$ 600 mil para os municípios. A doação integra umas das linhas de ação do Plano de Gestão de Investimentos Sociais da Vale (PGIS) e está alinhada à política socioambiental da empresa no reaproveitamento de materiais.

A partir deste mês, os municípios maranhenses de Vitória do Mearim, Miranda do Norte, Tufilândia, Açailândia, Santa Rita, Igarapé do Meio e Buriticupu, além da cidade paraense de Marabá, receberão as estruturas metálicas. Com os trilhos serão construídas 24 pontes que, além de melhorar o acesso urbano vai facilitar o escoamento da produção local. É o caso de Marabá (PA), município com cerca de 200 mil habitantes considerado um pólo de desenvolvimento e rota do transporte de produtos como, ferro-gusa, manganês, cobre, combustíveis, veículos.

Em Marabá serão construídas duas pontes na área urbana que irão substituir as antigas travessias de madeira. De acordo com Lucídio Colinetti, secretário de Obras de Marabá, as novas pontes garantirão mais segurança à população. "As pontes antigas estavam em estado de degradação e limitavam a passagem da população em alguns pontos da cidade, agora teremos mais segurança", explica.

O gerente geral de Relações Institucionais da Vale, José Carlos Sousa, explica que a melhoria de acesso nas comunidades é o principal objetivo da doação, pois representa mais segurança e comodidade para as populações. "No final do mês de maio a Prefeitura de Pindaré Mirim inaugurou na comunidade de Olho d''Água dos Carneiros um pontilhão construído com trilhos doados pela empresa e, até o final de julho, a Vale entregará a comunidade de Alto Alegre do Pindaré uma passarela e um viaduto rodoviário", revela José Carlos.

Em Açailândia, os trilhos doados serão usados também para melhorar o saneamento, a partir de sua utilização como tampas para bueiros, galerias de esgoto e sistemas de drenagem. "Essa parceria com a Vale possibilitará a redução de custos com manutenção e, assim, poderemos direcionar os recursos para as áreas de saúde e educação", explica Antonio Galvão, secretário de Meio Ambiente de Açailândia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.