Espetáculo

Cirque du Soleil confirma nova turnê no Brasil

Débora Miranda/G1

Atualizada em 27/03/2022 às 13h20

SÃO PAULO - Fenômeno de público com as duas apresentações anteriores, “Saltimbanco” e “Alegría”, o Cirque du Soleil traz agora seu terceiro espetáculo ao Brasil em uma turnê que atingirá nove cidades e terá duração de um ano. “É a turnê mais cara já realizada na América Latina, com 330 apresentações e uma cobertura geográfica de norte a sul”, afirma Fernando Alterio, presidente da Time For Fun, empresa que está trazendo a trupe ao país.

O show da vez é “Quidam”, lançado originalmente em 1996. “Vocês estão assistindo aos espetáculos em ordem cronológica, e conforme fomos fazendo-os, ficamos mais confiantes. Nesta apresentação há mais contato com o público, além de ser a primeira em que utilizamos computadores, o que foi uma grande inovação”, conta Rob Mackenzie, diretor da turnê.

O espetáculo conta com a participação de três artistas brasileiros, dois homens e uma mulher, que participam do show “Spanish webs”, com as “redes espanholas” usadas em uma performance em grupo, cheia de acrobacias. “Temos um grupo que, a essa altura, deve chegar a 20 brasileiros. Fazemos seleções ao redor do mundo e também temos um site em que a pessoa pode entrar em contato conosco e mandar um DVD com sua performance.”

Como já é tradição nas apresentações do Cirque du Soleil, o espetáculo reúne muito malabarismo, equilibrismo, contorcionismo, acrobacias e uma mensagem de pano de fundo.

“Esse tem uma mensagem muito atual. A inspiração veio enquanto o diretor Franco Dragone andava por Nova York e percebia pessoas ‘sem rosto’ passando por ele, que ele provavelmente não veria de novo. Ele começou a pensar que tínhamos pouco foco na família e sempre queremos mais e mais. Aí criou a história dessa jovem que é ignorada pelos pais e busca uma saída, criando um mundo de fantasia”, explica Mackenzie.

A turnê de “Quidam” terá início em Fortaleza, em 11 de junho. Segue para Olinda/Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Pinhais/Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, onde chega em 27 de maio de 2010. Os preços dos ingressos vão de R$ 230 a R$ 490, e a pré-venda para as primeiras apresentações acontecem nesta quinta-feira (12).

Narizes de palhaço

O Cirque du Soleil completa 25 anos em 2009 e, para comemorar, está planejando uma ação especial. “Aniversariamos em 16 de junho. Nesse dia, todos que estiverem em um espetáculo ganharão narizes de palhaço, o que significa cerca de 30 mil a 35 mil palhaços espalhados pelo mundo”, dimensiona Mackenzie.

Ele explica que a demora dos espetáculos em vir ao Brasil. “Vivemos em um mundo muito grande, leva tempo para chegarmos a todos os lugares. A turnê sempre começa por Montreal, depois vai para a América do Norte e então para a Europa. Só na sequência viajamos para a América do Sul e para a Ásia.”

Alterio afirma que, além disso, há os espetáculos itinerantes e também alguns fixos, que excurssionam. “Alguns teatros, como os de Las Vegas, foram construídos especialmente para abrigar as apresentações que acontecem lá, e esses shows não entram em turnê.”

A intenção é ter uma nova apresentação do Cirque du Soleil no Brasil a cada dois anos, sendo que a próxima já está definida e será do show “Varekai”, lançado em 2002.

Crise econômica

Alterio afirma que a crise econômica mundial afetou sua empresa, já que 80% dos gastos é em dólar. “Mas nosso projeto com o Cirque du Soleil é a longo prazo. Além disso, temos outras 12 atrações internacionais planejadas para este primeiro semestre, e as realizadas até agora foram bem-sucedidas, muitas com a venda de ingressos esgotada.”

Ele afirma que o reajuste nos preços dos ingressos para “Quidam” teve relação unicamente com a inflação da última turnê para esta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.