Trânsito

MP inicia Projeto 'Um Brasil Amigo' em São Luís

Para o desenvolvimento deste projeto foram selecionadas 20 escolas públicas e 11 particulares.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h22

SÃO LUÍS - Os promotores de Justiça de Defesa da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, Paulo Roberto Barbosa Ramos e Ronald Pereira dos Santos, realizaram na manhã desta quarta-feira, 11, o lançamento do Projeto Um Brasil Amigo junto a diretores de escolas e representantes de órgãos ligados ao trânsito.

Desenvolvido em todo o país pelo Movimento Nacional de Educação no Trânsito – Monatran - com apoio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da Republica, o projeto tem como foco a educação para o trânsito, em especial no ambiente escolar, destacando o respeito aos direitos das pessoas idosas e com deficiência.

Para o desenvolvimento deste projeto foram selecionadas 10 escolas públicas estaduais, 10 municipais e 11 particulares. Segundo o promotor de Justiça Paulo Roberto Barbosa Ramos, a participação de todos os envolvidos é essencial. "Não queremos impor um projeto, queremos que vocês participem desse projeto", disse às diretoras.

O promotor Ronald Pereira dos Santos, ressaltou que a violência no trânsito é a maior causadora de mutilações no Brasil atualmente. Ele também enfatizou a importância do engajamento dos diversos setores no projeto. "O Ministério Público atua em uma ponta do problema, mas as escolas têm que atuar na base, na educação dos jovens para um uso consciente do trânsito", afirmou.

A partir de agora, as escolas receberão todo o material integrante do projeto e terão 90 dias para levar os conteúdos aos alunos através de processos interdisciplinares, conforme explicou a superintendente de educação especial do município, Rosane da Silva Ferreira. O trabalho deverá atingir professores, alunos e famílias e será acompanhado pelo Ministério Público e conselhos Municipal e Estadual da Pessoa com Deficiência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.