Comemoração

Ação Social marcará o Dia do Farmacêutico em SL

Essa iniciativa oferecerá serviços como medição de pressão arterial e glicemia e campanha em prol da saúde pública.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h23

SÃO LUÍS - Dia 20 de janeiro é o Dia do Farmacêutico. Para marcar esta data, o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão (CRF/MA) promoverá uma Ação Social na Praça Deodoro, a partir das 8h. Essa iniciativa oferecerá serviços como medição de pressão arterial e glicemia e campanha em prol da saúde pública, por meio de orientações farmacêuticas sobre diabetes, hipertensão e automedicação.

O foco principal da campanha será o uso indiscriminado de medicamentos. “A automedicação é prática largamente disseminada no país, preocupando as autoridades sanitárias”, ressalta a presidente do CRF/MA, Mary Jane Oliveira. O uso inadequado de medicamentos é responsável por cerca de 27% das intoxicações que ocorrem no Brasil, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Visando o combate ao consumo de medicamentos sem orientação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, no ano passado, uma resolução que prevê restrições à distribuição de amostras grátis e à propaganda dos remédios, onde determina, por exemplo, a veiculação de mensagens de advertência específicas para cada substância em rádio, televisão e meios de comunicação impressos, além da proibição de campanhas publicitárias com artistas.

Como qualquer uso de medicamentos implica riscos, nos últimos anos, o CRF/MA, junto com órgãos competentes, tem desenvolvido ações com relação à fiscalização de estabelecimentos, autuando e notificando os irregulares por não disponibilizarem serviço de qualidade e assistência farmacêutica à população.

No seu dia, a classe farmacêutica tem muito o que comemorar. O CRF/MA garantiu, por meio de ações na Justiça, a expansão na área de atuação da classe.

Hoje, o farmacêutico no Maranhão pode realizar também exame preventivo citopatológico, além do tratamento e controle de água potável, águas de piscinas, esgotos, residuárias e a prática de acupuntura. Outra conquista foi o aumento da carga horária do curso de Farmácia. A partir deste ano, será, no mínimo, quatro mil horas.

Assessoria CRF/MA.

As informações são da Assessoria de Comunicação do CRF/MA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.