Pedido

Papa pede solidariedade contra crise financeira

O papa afirmou ainda que a pobreza ameaça a paz no mundo, e cobrou um novo ciclo de solidariedade e sobriedade.

Agência Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h24

CIDADE DO VATICANO - O papa bento 16 apelou nesta quinta-feira para que a solidariedade mundial lute contra a pobreza, que deve piorar devido à crise financeira global.

Em sua tradicional oração pela paz no Ano Novo, o pontífice afirmou que a crise deve ser considerada uma oportunidade para se questionar o "modelo dominante de desenvolvimento" e diminuir a desigualdade social.

"A atual crise econômica global deve também ser vista como um teste: nós estamos preparados para vê-la, em toda a sua complexidade, como um desafio para o futuro e não só como uma emergência que precisa de respostas efêmeras?", disse Bento 16, durante a missa, na Basílica de São Pedro.

"Estamos preparados para uma profunda revisão no modelo dominante de desenvolvimento para corrigi-lo de uma maneira concertada e de longo prazo?", complementou. "O estado do meio ambiente do planeta e sobretudo da crise moral e cultural estão demandando isso, ainda mais que os problemas financeiros imediatos."

O papa afirmou ainda que a pobreza ameaça a paz no mundo, e cobrou um novo ciclo de solidariedade e sobriedade.

Bento 16 reiterou seu pedido pelo fim no conflito na Faixa de Gaza, dizendo que a violência era também uma forma de pobreza e que a grande maioria de israelenses e palestinos queria a paz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.