Pobreza

Segundo IBGE, 56% dos maranhenses são pobres

O índice foi considerado o terceiro maior da Região Nordeste, abaixo apenas dos Estados de Alagoas (59%) e da Paraíba (57%).

Douglas Pinto/TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h24

SÃO LUÍS - A rua é uma pequena ponte de madeira, as casas palafitas, as instalações elétricas são clandestinas e para pegar água muita dificuldade. É preciso esperar a maré vazar para encher as vasilhas.

A total falta de saneamento básico revela o cenário de pobreza na periferia da Capital. Situações de pobreza que fazem parte da realidade de muitos maranhenses.

Segundo o IBGE, que divulgou o resultado da pesquisa "O mapa da pobreza e desigualdade dos municípios brasileiros", mais de 56% da população maranhense são pobres. O índice foi considerado o terceiro maior da Região Nordeste, abaixo apenas dos Estados de Alagoas (59%) e da Paraíba (57%).

Em São Luís, 54% dos moradores vivem em condições precárias. O município da região metropolitana com o maior índice de pobreza foi Raposa, quase 60% da população.

Ainda de acordo com a pesquisa, onze municípios maranhenses apresentaram percentual de pobreza abaixo de 5%. Paço do Lumiar, Buritirana, Bernardo do Mearim e Lago do Junco tiveram os menores índices. Mesmo assim, pelo menos 45%da população dessas cidades vivem em condições precárias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.