Brasil

Um quarto dos vôos do país apresentam atraso neste domingo

Folha Online

Atualizada em 27/03/2022 às 13h24

SÃO PAULO - Os atrasos nos aeroportos brasileiros persistem neste domingo e a Infraero (estatal que administra os aeroportos no país) registrou 25,8% de partidas com demoras iguais ou superiores a 30 minutos até as 19h.

O balanço divulgado pela estatal aponta que 341 vôos atrasaram --de um total de 1.324. Outros 44 (3,3%) foram cancelados.

Em números absolutos, o terminal que concentra maior quantidade de atrasos é o de Guarulhos (Grande São Paulo). Até 19h eram 62 as partidas com atraso (32,3% de 192). Em Congonhas (zona sul de SP), o índice de atraso nos vôos era de 22,8% (34, de 149).

O aeroporto Tom Jobim, no Rio, registrava atrasos em 29,6% (34 de 115) dos vôos programados até as 19h de hoje. O Santos Dumont tinha seis vôos atrasados de um total de 38 (15,8%) até o horário.

Empurra-empurra

Dos 342 vôos com atraso em todo o país, 188 (54,9%) eram da Gol.

A maior parte destes atrasos ocorreu em Guarulhos. A justificativa dada pela empresa é que houve um problema no sistema de esteiras de bagagens no desembarque de passageiros.

O defeito ocorreu na manhã de hoje e foi provocado por excesso de peso das bagagens, sendo solucionado pouco depois.

De acordo com a Infraero, a interrupção das esteiras durou cerca de 20 minutos, e não foi necessário realizar manutenção, já que o serviço foi interrompido devido à má distribuição das bagagens --provocando excesso de peso.

O fato indispôs publicamente a Gol e a Infraero. Em nota a Infraero desmentiu a Gol e informou que não houve problemas nas esteiras de bagagens no desembarque da empresa na manhã deste domingo no aeroporto de Guarulhos (SP).

A Infraero culpa os funcionários da companhia aérea pela "má utilização" da esteira. Segundo a nota, "a empresa sabe que existe um peso máximo permitido pelo fabricante das esteiras e, se não utilizadas de maneira correta, pode vir a acontecer uma paralisação momentânea", segundo a estatal.

Segundo a Infraero, o defeito ocasionou atrasos pontuais no aeroporto, mas não era o motivo do índice total de atrasos do aeroporto. Ainda segundo a nota, preventivamente, "a Infraero está disponibilizando um técnico em mecânica para monitorar e orientar os funcionários. A Infraero alerta para que a Gol reforce o treinamento de seus funcionários", informa o texto.

A reportagem da Folha Online entrou em contato com a empresa. A assessoria de imprensa informou que não iria comentar as declarações da Infraero.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.