São Luís

Películas espelhadas são retiradas de veículos pela polícia em blitze

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h25

SÃO LUÍS - Vinte e oito películas reflexivas foram retiradas de veículos nas principais vias de São Luís pela Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRv Ind) durante a operação Corredor de Segurança no trânsito, realizada desde sexta-feira última. O objetivo é apreender armas de fogo e drogas, fiscalizar a documentação de veículos e do condutor e o cumprimento da Lei 11.705/08 ou “Lei Seca”.

Somente segunda-feira última, quatro películas espelhadas e nove escuras foram retiradas de veículos. Nestas circunstâncias é lavrado o auto de infração e o condutor fica sujeito a multa no valor de R$ 127,00. A fiscalização tem como base a Resolução 254, de 26 de outubro de 2007, que estabelece requisitos para os vidros de segurança e critérios para aplicação de inscrições, pictogramas e películas nas áreas envidraçadas dos veículos automotores, de acordo com o inciso III, do artigo 111 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

De acordo com o major Aureci Becker Martins, comandante da CPRv Ind, as películas escuras atrapalham a visão periférica dos motoristas e as espelhadas refletem nos vidros de outros veículos, podendo, desta forma, causar acidentes de grandes proporções. “As películas espelhadas são completamente proibidas, pelo fato do sol refletir nos vidros de outros veículos. Já as películas escuras podem ser aplicadas somente nos vidros traseiros”, disse.

No último fim de semana, seis carros foram encaminhados ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), 15 películas tiveram que ser retiradas e oito Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), além de documentos de veículos, foram retidos, por estar vencidos. “Além das películas, temos detectado que há muita irregularidade com a documentação de veículos e do próprio condutor”, contou.

Fugas

O projeto Corredor de Segurança no trânsito consiste no mapeamento das principais rotas de fugas de bandidos que atuam na região metropolitana de São Luís. Doze locais fazem parte das rotas de fugas estudadas pelo Serviço de Inteligência da Polícia Militar. O trabalho é executado na capital e em Raposa. Cada ponto é monitorado com uma viatura durante todo o dia. Quatro rotas são patrulhadas pela CPRv Ind e as outras oito pelo Batalhão de Missões Especiais (BME). “Este fim de semana, atuamos na entrada do Araçagi e de Raposa, além da rotatória do Olho d’Água e no quilômetro zero, próximo ao aeroporto”, detalhou major Becker.

Segundo ele, a polícia trabalha 24 horas no projeto para também desarmar a população. “Vistoriamos os carros em busca de drogas e armas de fogo, para combater a criminalidade”, pontuou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.