São Luís

Comemorações marcam os 40 anos do curso de Administração da Uema

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h25

SÃO LUÍS - Em virtude dos 40 anos de funcionamento do curso de Administração, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), promove, nesta quinta-feira (18), uma série de atividades para comemorar as quatro décadas de realizações e conquistas.

Com início às 15h, a programação será aberta com a realização, no auditório do CCSA, da palestra “Novos Rumos da Gestão Pública”, ministrada pelo professor doutor Enrique Saravia, titular da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape), da Fundação Getúlio Vargas, onde também coordena o Núcleo de Estudos de Regulação e o Núcleo de Estudos em Gestão Cultural.

À noite, as comemorações continuam, a partir das 19h, na casa de eventos Real Promoções e Treinamento, localizada no bairro Turu. Na ocasião, relatos sobre o passado e as perspectivas do curso de Administração serão proferidos por alguns professores.

Também está previsto o lançamento do selo comemorativo dos 40 anos, que será entregue, como forma de reconhecimento, a 20 pessoas, entre as quais professores, dirigentes, servidores e alunos, que, em algum momento, ajudaram a escrever a história desse curso. Haverá também entrega de diplomas em homenagens a distintas personalidades.

Expressão concreta de anos de trabalho e dedicação é o livro “Estudos Contemporâneos em Organização e Gestão” que também será lançado durante o evento. Organizada pelo professor Gilson Martins Mendonça, a obra reúne treze artigos de docentes do curso de Administração da Uema e de outras instituições parceiras, como FGV, USP e UNB.

Retrospectiva – A história do curso de Administração da Universidade Estadual do Maranhão remonta a 22 de dezembro de 1966, data em que o Poder Legislativo, através da Lei nº 2.728, autorizou o Poder Executivo a criar a Escola de Administração Pública do Maranhão (Eapem), sob a forma de autarquia educacional vinculada à Secretaria de Estado de Administração. A finalidade era formar administradores públicos, nos níveis superior e médio, bem como capacitar e aperfeiçoar servidores do Estado, por meio de treinamentos, ciclos de conferências e cursos intensivos.

Em 03 de janeiro de 1968, por meio do parecer n° 1 do Conselho Estadual de Educação, a Eapem revela-se e inscreve-se na história da Educação Superior, momento em que foi autorizada a funcionar. Desta forma, como resultado da carência sentida pela sociedade, realiza seu primeiro vestibular em 1968, conveniada com a Universidade do Maranhão e, neste mesmo ano, intensifica o programa de aperfeiçoamento do seu corpo docente.

Construída sobre os pilares do rigor científico, responsabilidade política e engajamento democrático de diferentes setores da sociedade, a Eapem, ao longo desta caminhada de quarenta anos, transformou-se em Unidade de Estudos de Administração, resultado da fusão das escolas isoladas em Federação das Escolas Superiores do Maranhão (FESM) e que, posteriormente, com a criação da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), foi incorporada ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

O fato é que o curso de Administração da Uema, referência de qualidade em todo o Maranhão, ao longo dos seus 40 anos, marcou a vida de várias pessoas que por ele passaram, a exemplo de Maria de Jesus Tenório de Brito (Zuzu Brito), primeira ex-aluna a ingressar no quadro de professores da Escola e, também, a primeira mulher a dirigir o curso de Administração, professora aposentada do CCSA.

“Sinto-me feliz por fazer parte da história do curso. Quantas recordações! Quanto orgulho! Quanta gratidão. Saudades? Hoje as curto, gozando o privilégio da certeza do dever cumprido como estudante, professora e dirigente. Parabéns, Administração, pelos seus quarenta anos, com os agradecimentos e reconhecimento do muito que fez, faz e fará, pelos que por aí passaram, passam e passarão”, disse Zuzu Brito.

Káty Morais, que também já foi aluna do curso de Administração e, hoje, tem a grata satisfação de retornar à Uema como professora e diretora do mesmo, diz: “A vontade de contribuir para a formação de administradores conscientes do seu papel na sociedade maranhense, depois de ter caminhado pela escola e tentar fazer diferente de alguns professores, foi determinante para o retorno. Hoje, o aprendizado é constante, nas aulas da graduação, no mestrado e, especialmente na direção do curso, tem-se a oportunidade de permanente aperfeiçoamento”.

As informações são da Uema

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.