Literatura

Arnaldo Antunes faz palestra na Feira do Livro

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 13h28

SÃO LUÍS - Autor de várias músicas que se caracterizam pelo jogo das palavras e também um dos novos nomes da estética da poesia concreta no Brasil, o escritor, artista plástico e músico Arnaldo Antunes é o palestrante convidado do Salão do Escritor, hoje, às 19h, na 2ª Feira do Livro de São Luís (praça Maria Aragão). A participação do autor é definida como uma Performance Poética e marca o encerramento do evento.

Conhecido no cenário artístico principalmente pela relação com a música - que começou na década de 80, integrando o grupo Titãs e, hoje, em carreira solo -, ele é uma referência como compositor.

Antes de aparecer como músico, ele lançou o primeiro livro de poesias, intitulado Ou E, um álbum de poemas visuais, editado artesanalmente e que corresponde a uma estrutura de uma caixa. Na tampa, tem dois buracos com um círculo giratório que quando acionado passa os alfabetos mais distantes pelos buracos. Paralelo à carreira musical, publicou 10 livros e montou várias exposições de poemas visuais, onde a palavra sempre ocupa o lugar de destaque.

O jogo com as palavras feito por Arnaldo Antunes pode ser identificado na adequação de versos a melodias, sílabas e métrica de um poema e nesse processo já se construíram sucessos memoráveis na música, a exemplo de Não Vou me Adaptar, O Que, Velha Infância, Essa Mulher, entre outras.

Como todo profissional da palavra, Antunes, que é formado em Letras pela PUC-RJ, é um observador do cotidiano. Um dos seus últimos livros, lançado em 2006, Frases do Tomé aos Três Anos, é fruto da observação das frases curiosas da infância ditas pelo seu filho. Para ele não há separação entre o lazer e o trabalho e todo tempo é hora para pensar na sonoridade, na construção gráfica das palavras e a origem da poesia se confunde com o surgimento da palavra.

No ensaio intitulado A Origem da Poesia, o artista levanta o seguinte questionamento: “Talvez fizesse mais sentido perguntar quando a linguagem verbal deixou de ser poesia. Ou: qual a origem do discurso não-poético”.

Serviço

O quê

Performance Poética, com

Arnaldo Antunes

Ouando

Hoje, às 19h

Onde

Salão do Escritor, na 2ª Feira do Livro de São Luís (praça Maria Aragão)

Entrada franca

Mais informações no Blog do Jornalista Pedro Sobrinho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.