Trabalho Infantil

MA é o segundo no ranking do trabalho infantil no NE

imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 13h36

SÃO LUÍS - De acordo com a pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o estado do Maranhão lidera o ranking dos estados nordestinos que mais utiliza mão-de-obra infantil. São 326 mil crianças e adolescentes entre cinco e 17 anos, que trabalham.

No Brasil, de acordo com pesquisa mais de cinco milhões pessoas na mesma faixa etária estão nessa situação. A realidade torna-se mais cruel quando se constata que 5% delas já sofrerem um acidente de trabalho. Nos adultos o índice é de 3,2%. O Nordeste lidera o ranking das regiões que mais utilizam mão-de-obra infantil: são 326 mil no Maranhão; 145 mil no Piauí e 330 mil no Ceará.

Além disso, de acordo com pesquisa da OIT, o estado da Bahia responde por cerca de 10% do total de crianças trabalhando em todo o país e a 45% dos casos registrados na região Nordeste. Maranhão e Piauí também são apontados como destaques negativos.

A cada 100 crianças que vivem nesses estados, cerca de 17 trabalham e não conseguem alcançar sucesso escolar por questões relacionadas à exploração.

O coordenador OIT, Renato Mendes, explica que existem dois tipos de ranking do trabalho infantil no Brasil: um que apresenta os números absolutos de casos de exploração de crianças e adolescentes e outro que apresenta percentuais comparados aos dados regionais e nacionais. O Nordeste é líder em ambos os casos.

As informações são da Agência Nacional dos Direitos da Infância

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.