Fapema realiza seminário sobre iniciação científica

Atualizada em 27/03/2022 às 14h02

SÃO LUÍS - Dezesseis escolas de ensino médio e técnico de São Luís, Imperatriz e Codó e 113 alunos bolsistas devem participar do III Seminário do programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior - IC-Jr. que acontece no auditório do Liceu Maranhense, no período de 21 e 22 de maio. A iniciativa é da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Durante o seminário, os alunos bolsistas vão apresentar os 40 projetos de pesquisa inscritos no IC Jr. 2006. Após as exposições dos estudantes acontece a plenária sobre os trabalhos coordenados pelos professores doutores Denivaldo Cícero Pavão Lopes e Cenidalva Miranda Teixeira de Sousa.

Dezenove trabalhos foram apresentados no II Seminário do IC Jr. realizado ano passado no auditório do UniCeuma II. O principal objetivo do programa é desenvolver e disseminar uma cultura em que ciência, tecnologia e inovação sejam valorizadas, reconhecidas e praticadas em todos os níveis da educação escolar, estimulando alunos a se engajarem em processos de investigação científica e na produção intelectual e tecnológica.

Durante dois dias, os alunos bolsistas vão expor o resultado de meses de pesquisas em laboratório e em campo que, por sua vez, serão avaliados por uma comissão técnica formada por representantes da FAPEMA, Secretaria de Educação do Estado, FAPESC, UFMA e UEMA. No encerramento do seminário, serão entregues certificados de participação a estudantes, co-orientadores e orientadores.

O programa

O IC Jr. foi criado em 2003 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com as Fundações de Amparo à Pesquisa, para permitir que estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino mantenham contato com um projeto científico e aprendam a executá-lo. No Maranhão, o programa está em 16 escolas e conta com 26 co-orientadores, 10 orientadores e 113 alunos bolsistas.

O objetivo principal consiste em estimular o senso de criatividade, curiosidade e espírito questionador nos alunos das escolas de ensino médio, criando uma cultura científica onde a ciência, a tecnologia e a inovação possam permear todos os campos da educação.

O programa é desenvolvido anualmente, com o lançamento de um edital. Os professores das escolas de ensino médio são co-orientadores do projeto de pesquisa do aluno, que contam com a colaboração de um pesquisador, com titulação de doutor e com a infra-estrutura laboratorial das instituições de Ensino Superior para desenvolver as atividades práticas.

Para inscrever-se, é necessário que o candidato seja aluno regularmente matriculado em escola da rede pública, devendo estar cursando o segundo ano do Ensino Médio. Deve também possuir freqüência igual ou superior a 90% no 1º ano de ensino médio e apresentar média global igual ou superior a 8,0

Atualmente as escolas que participam do IC. Jr. são: CEEFM Cidade São Luís; CEEFM Coelho Neto, CEEFM Delahê Fiquene, CEEFM Dr. Francisco Ximenes Filho, CEEFM Manuel Beckman, CEEFM Maria Mônica Vale, CEEFM Y Bacanga, CEFET/MA, CEFET/MA Imperatriz, CEGEL, CEM Cidade Operária II, CEM Liceu Maranhense, Centro Cultural e Educativo da Vila Embratel, Complexo Educacional Caminho do Futuro, Complexo Educacional Vespasiano Ramos e Escola Agrotécnica Federal de Codó.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.