Presidente do PPS anuncia desfiliação de governador que declarou apoio a Lula

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 14h14

BRASÍLIA - O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, anunciou na tarde de hoje (18) a desfiliação do governador reeleito do Mato Grosso, Blairo Maggi, que na semana passada declarou apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT/PRB/PCdoB) à Presidência da República. O PPS decidiu pelo apoio ao candidato de Geraldo Alckmin (PSDB/PFL).

Em nota publicada na página do PPS na internet, o partido afirma que ontem (17) à tarde recebeu, por e-mail, correspondência de Maggi comunicando que não apoiaria Alckmin por problemas locais com o PSDB. Maggi teria oferecido duas alternativas ao Diretório Nacional: uma licença até o final da eleição ou a desfiliação.

Ainda segundo a nota, o presidente do PPS Freire preferiu desfiliar o governador “por considerar inaceitável o episódio da troca de apoio à candidatura de Lula por liberação de R$ 1 bilhão para Mato Grosso e mais R$ 3 bilhões para o setor de agronegócio em outros estados”.

"Firmamos nossa imagem de partido sério, que não tem medo de perder um governador, assim como não titubeamos ao abrir mão de um ministro (Ciro Gomes). No PPS, as decisões partidárias existem para ser respeitadas e se sobrepõe aos interesses de quem quer que seja", justifica Freire, em nota.

A assessoria de Maggi confirma o envio do e-mail, mas diz que foi uma correspondência pessoal, dirigida a Roberto Freire manifestando o desejo de desfiliação do PPS caso a licença não fosse concedida.

Segundo a assessoria, nem caberia apresentar pedido formal de desfiliação ao presidente do partido e, sim, ao diretório ao qual Maggi é filiado, em Rondonópolis – o que governador reeleito não pretende fazer até a discussão do assunto pelo partido. A decisão de Maggi, de acordo com seus assessores, atende a apelo de lideranças locais do PPS.

Já a assessoria do partido diz que Maggi está tentando voltar atrás por pressão do agronegócio e que, caso ele não apresente pedido formal de desfiliação, o PPS abrirá processo de expulsão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.