Nome de novo mandato é 'desenvolvimento', diz Lula

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 14h13

BRASÍLIA - Em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu a todos os brasileiros que foram às urnas celebrarem “o rito democrático do voto”, o qual classificou de “o mais sagrado”. Ele reiterou o compromisso de fazer um segundo mandato dando prioridade ao desenvolvimento, à distribuição de renda e à educação.

“Volto a afirmar que o nome do meu segundo mandato será desenvolvimento”, afirmou o presidente reeleito.

Para conseguir realizar suas propostas, Lula conclamou toda a sociedade, a começar pelas lideranças políticas e movimentos sociais, para juntos construírem uma agenda comum de temas de interesse geral. “É um chamamento maduro e sincero feito por um presidente que está saindo de uma vitória expressiva nas urnas, que conta com o apoio majoritário dos governadores eleitos e que terá uma base sólida no Congresso Nacional, mas já tem experiência suficiente para saber que para fazer as coisas com a velocidade que o Brasil necessita é preciso contar com o empenho e a boa vontade de amplos setores da vida nacional”.

Lula disse que encerrada a disputa eleitoral o que interessa a todos é a vitória do Brasil. “Pois os verdadeiros adversários são a injustiça social, a desigualdade e as várias formas de atraso que atravancam a vida nacional. Uma eleição não é um fim, mas um começo”, afirmou o presidente.

Lula também aproveitou a oportunidade para cobrar, em especial da oposição, a aprovação no Congresso Nacional de matérias importantes para a sociedade, como a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e as reformas tributária e política. “É necessário, igualmente, criar um clima de profunda responsabilidade republicana para a discussão e votação de reformas importantes, a começar pela reforma política. É preciso, também, a união das forças regionais em favor de projetos de desenvolvimento já em curso e que trarão progresso para todos os estados do país”.

Sobre o processo eleitoral, o presidente reeleito disse que “tivemos uma das eleições mais transparentes e democráticas” de toda a história. “E isso não se deu por acaso. Isso ocorreu por causa do amadurecimento de nossas instituições, da postura dos candidatos e, muito especialmente, da ação e vigilância do nosso povo. Houve, ainda, um fator inédito e decisivo: pela primeira vez o Brasil enfrentou uma disputa presidencial sem nenhum tipo de abalo econômico, seja antes, durante ou depois das eleições. A estabilidade é uma das conquistas que precisamos manter e ampliar. Mas temos, também, várias outras. E elas ficaram muito claras nestas eleições”.

Lula também tocou no ponto da necessidade “urgente e necessária” de o país diminuir as desigualdades regionais, uma das bandeiras do seu governo. “O Brasil tem ainda uma enorme dívida social a resgatar, um grande atraso político a vencer e questões éticas a discutir e superar”. E voltou a afirmar que no que depender dele, estará empenhado em que os órgãos de investigação e da Justiça apurem todas as denúncias de corrupção e que os verdadeiros culpados sejam exemplarmente punidos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.