Agricultores discutem medidas para aumentar as exportações

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 14h16

BRASÍLIA - Aumentar o número de agricultores brasileiros que exportam seus produtos foi o tema do 4º Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), realizado hoje (21) em Florianópolis (SC). No encontro, eles discutiram ações para a promoção internacional dos produtos brasileiros do agronegócio.

Um desses mecanismos foi a criação do Núcleo de Integração para Exportação, vinculado ao Ministério da Agricultura. O objetivo do Núcleo é apresentar meios para que o Brasil participe do mercado internacional. Mas para isso, segundo o coordenador Daniel Ferraz, é preciso produzir com qualidade e competitividade e buscar a profissionalização constantemente.

“O que o produtor precisa entender é que o concorrente dele não é o vizinho, mas o produtor de outros estados, de outros países, de outras regiões, porque o mercado já está totalmente integrado”, afirmou Ferraz

Na avaliação do coordenador, “temos que começar a trabalhar com a idéia de exportar produtos com valor agregado, com marca própria – não trabalhar só com a venda de produtos que de alguma maneira serão matéria-prima em outros mercados, mas de produtos já acabados que vão direto para a mesa do consumidor”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.