Homens têm vida sexual 'melhor aos 50 do que aos 30'

BBC Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 14h17

LONDRES - Aos 50 os homens parecem ter vidas sexuais mais felizes do que aos 30. A conclusão é de uma pesquisa feita na Noruega e nos Estados Unidos com mais de mil homens entre 20 e 79 anos.

Apesar de problemas como impotência e queda da líbido em homens mais velhos, os homens na faixa dos 50 anos afirmaram ter níveis tão altos de satisfação em suas vidas sexuais, quanto os de 20 anos.

A pesquisa foi publicada na revista especializada de urologia BJU International e foi feita por meio de um questionário enviado pelo correio, no qual os homens tinham que dar notas de zero a quatro para seu desempenho sexual – sendo quatro a nota máxima.

Os homens na faixa dos 20 disseram ter uma média de satisfação de 2,79 e foram os que se mostraram mais felizes. O segundo grupo foi os de cinquenta e poucos anos, que tiveram uma média de 2,77. O grupo de 30 a 39 atingiram 2,55 e os de 40 ficaram em média com 2,72.

Satisfação X Desempenho

Depois dos 59, a satisfação foi significativamente reduzida para 2,46 para homens aos 60 e para 2,14 para os homens na faixa dos 70.

Com relação à função sexual, as notas caíram em direção a zero à medida em que os entrevistados ficaram mais velhos.

Enquanto aos 20 anos, o desempenho sexual ficou em média de 2,79, aos 70 anos a média caiu para 1,54. A média geral foi de 2,19.

A média de satisfação com ereções ficou em 2,83, mas mostrou queda ao longo da vida. Enquanto os homens aos 20 tiveram 3,63, os homens de 50 anos tiveram 3,03.

De acordo com a pesquisadora Sophie Fossa, do Rikshospitalet-Radiumhospitalet Trust em Oslo, "os resultados mostram uma grande correlação entre os homens ficando mais velhos e a função sexual reduzida, mas não entre idade e satisfação sexual".

"A idade só foi responsável pela variação de 3% no total da satisfação sexual", disse a pesquisadora.

"Nossos resultados mostram que, apesar de homens experimentarem mais problemas e terem função sexual reduzida quando ficam mais velhos, isto não necessariamente reflete que eles experimentem menos satisfação na sua vida sexual", diz a médica.

De acordo com psicólogo Ronald Bracey, especializado em sexualidade masculina, "os homens aos 30 e aos 40 estão muito estressados com coisas como sucesso na carreira, para terem prazer no sexo."

Mas, segundo Bracey, quando chegam aos 50, os homens estão mais ajustados com o que querem na vida e se importam menos com o que as outras pessoas pensam deles, ficando menos propensos a ansiedade com a própria performance.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.