Deputado do PT é escolhido para presidir CPI sobre compra ilegal de ambulâncias

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 14h20

BRASÍLIA - A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que vai investigar a compra fraudulenta e superfaturada de ambulâncias com recursos do orçamento foi instalada hoje (22) com a eleição do presidente. Os senadores escolheram o deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) por 19 votos dos 22 parlamentares presentes na reunião. O relator é o senador Amir Lando (PMDB-RO).

A primeira reunião da comissão, mas conhecida como CPI dos Sanguessugas, foi marcada para próxima quarta-feira (28). Biscaia disse que a CPI pretende trabalhar em cima da análise de documentos e informou que deve ir ao Supremo Tribunal Federal (STF), Procuradoria-Geral da República e Polícia Federal para obter a documentação necessária.

"O essencial é o exame da documentação. Se a origem da verba foi documentada, não há contestação", afirmou o deputado do PT. A CPI terá o prazo de 30 dias para encerrar os trabalhos, podendo ser prorrogado por mais 30.

O relator escolhido, senador Amir Lando, foi presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Compra de Votos, instalada no ano passado. A comissão terminou sem aprovar relatório final. Lando garantiu que a nova CPI terá um relatório dentro do tempo estabalecido.

O senador não vê problemas em relatar os trabalhos, mesmo com o nome do líder do seu partido no Senado, Ney Suassuna, estar envolvido das denúncias. "Tenho compromisso com a verdade", ressaltou.

A CPMI conta com 36 parlamentares titulares. Destes, três deputados aparecem em lista de possível envolvimento na compra fraudulenta de ambulâncias: Mário Negromente (PP), Benedito Lira (PP) e Inaldo Leitão (PL).

O deputado Antonio Carlos Biscaia disse que ainda não tomou conhecimento da lista, mas observou que o "regimento tem regras" em relação a isso. "Não vamos previamente estabelecer nenhum tipo de acusação", pediu.

O senador Amir Lando destacou que não se deve generalizar. "Temos que ver não quem faz emenda, mas quem extrai vantagem dela", disse. Para ele, dizer que todos são culpados sem ter provas é garantir a impunidade. "Porque culpa sem prova garante impunidade."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.