Eleitorado maranhense divide-se entre Lula e Serra para presidente

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h31

SÃO LUÍS - A meses das eleições para a Presidência da República, o eleitor maranhense está dividido entre reeleger o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e votar no atual prefeito da capital paulista, José Serra (PSDB).

Lula está na frente com 37% da preferência dos eleitores, contra 34% de Serra. Mas o Ibope admite uma margem de oscilação de seus números, para cima ou para baixo, de 3 pontos percentuais, o que significa um empate técnico entre o petista e o tucano.

Outro que aparece bem na pesquisa é o ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PMDB), com 20% das intenções de voto. Heloísa Helena (Psol) tem 2%, brancos e nulos têm 4% e os indecisos hoje são 4%.

O Ibope ouviu 812 eleitores em todo o Maranhão durante os cinco primeiros dias deste mês, na mesma rodada de pesquisa em que Roseana Sarney (PFL) confirma amplas possibilidades de vencer a disputa pelo Governo do Estado logo no primeiro turno, tendo, hoje, 50 pontos percentuais de vantagem quando a disputa é contra todos os pré-candidatos incluídos na sondagem.

Para a Presidência da República, Serra só ultrapassa numericamente Lula na região de Imperatriz, onde o petista Jomar Fernandes deixou a prefeitura há 10 meses afundado em denúncias de desvio de recursos públicos. Lá Serra tem 40%, contra 36% de Lula.

Disputando com Serra, HeloÍsa e Garotinho, o melhor desempenho de Lula seria no centro do Estado, com 44% das intenções de voto contra 30% do pré-candidato tucano. Nessa simulação a disputa na Grande São Luís mostra Lula com 31%, Garotinho com 29% e José Serra com 22%.

Se o candidato do PSDB for o atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, quem ficaria em segundo lugar no Maranhão seria Anthony Garotinho.

Lula iria para 42%, Garotinho para 30%, Alckmin para 9%, Heloísa Helena para 4%, brancos e nulos 9% e indecisos 6%. Nessa situação o melhor desempenho de Lula seria na região central do Estado (52% dos eleitores) e o pior na Grande são Luís (35%). Garotinho, o segundo colocado, teria nessas mesmas regiões, respectivamente, 24% e 31%.

O ex-governador do Rio de Janeiro encostaria mais ainda em Lula na região Norte, ficando atrás somente um ponto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.