Sebrae inicia mais uma turma para Empretec

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h05

SÃO LUÍS - Começam na próxima segunda-feira, 03, as entrevistas para seleção de participantes do Programa para Empresários e Futuros Empreendedores, o Empretec, realizado pelo Sebrae. Pessoas que já possuem uma empresa ou que pretendem iniciar um negócio podem participar do curso, que será realizado de 12 a 20 de maio.

As entrevistas acontecem até o dia 07, no setor de Educação Empresarial, no Multicenter. As entrevistas estão sendo agendadas através dos telefones 246.9296 ou 216.6120.

Desenvolver o conhecimento acerca do próprio potencial empreendedor, fortalecer potencialidades e melhorar aspectos negativos e, ainda, identificar oportunidades de negócios através da ampliação da rede de contatos do participante.

Esses são os principais objetivos do Empretec, programa destinado a empreendedores, sejam aqueles que pretendem abrir uma empresa ou empresários que objetivam incrementar seus desempenhos, reforçando as características comuns aos empreendedores.

“O Empretec é para quem quer entender o sentido de uma empresa e o comportamento com relação aos procedimentos e rotinas de um negócio, como o cumprimento de tarefas com eficiência”, explica Tereza Araújo, do setor de Educação Empresarial do Sebrae e responsável pelo Empretec.

O Empretec é realizado desde 1999 e já formou 44 turmas, com uma média de 28 alunos em cada uma. É um dos cursos mais disputados do Sebrae. “A procura é maior a cada nova turma que iniciamos. Essa, por exemplo, estava marcada para junho, mas tivemos que antecipar para maio, o que possibilita a realização de uma outra turma em junho”, revela Tereza Araújo.

Devido à demanda, as pessoas que participam do programa passam por uma seleção, em forma de entrevista, quando é analisado se o interessado atende ao perfil do curso.

“O objetivo principal da entrevista é selecionar as pessoas que se encaixem no estilo do Empretec. Isso porque nem todas as pessoas que nos procuram necessitam, de fato, participar de um curso como esse. E quando identificamos que a necessidade do cliente é outra, indicamos um curso específico, que preencha essa lacuna”, explica Tereza Araújo, que acrescenta “esse primeiro momento é necessário a partir da constatação de que o sucesso empresarial não depende somente da habilidade dos empreendedores para gerenciar um negócio, mas do comportamento e características pessoais que estudiosos apontam como marca de empresários bem sucedidos”.

Após as entrevistas, os selecionados passam para o curso em si, um workshop intensivo, realizado durante uma semana. A carga horária do programa é de 80 horas/aula. Durante esse período, os participantes desenvolverão competências e habilidades para o empreendimento empresarial. Foi assim com Gerardo da Silva Júnior. O agora empresário trabalhava em uma empresa, mas nutria o desejo de ter seu próprio negócio.

“Então resolvi apostar nos cursos de capacitação oferecidos pelo Sebrae. Fiz dois na área de contabilidade e administração, quando soube do Empretec”, lembra. Hoje, Gerardo é proprietário de duas pequenas empresas, que funcionam em um mesmo local, uma no ramo de engenharia e outra na área de inspeção veicular, credenciada pelo Inmetro. “Eu já tinha projetado a empresa, mas nada estava no papel ainda, pois só queria iniciar um negócio quando estivesse seguro para isso. Quando conclui o Empretec, tive a segurança e os dispositivos de que necessitava para tornar realidade os meus planos. É por isso que afirmo que o curso é o ideal para quem pretende abrir um negócio”, conta.

Além das atividades em sala de aula, o participante realizará tarefas extras solicitadas pelos facilitadores. São 30 módulos com trabalhos voltados para a experimentação, reconhecimento e desenvolvimento de atividades características de empresários. “A metodologia é interativa, dando ênfase à área mercadológica. Isso possibilita ao participante elaborar, durante o seminário, o plano de negócios de sua empresa, visando o alcance de uma postura empreendedora”, finaliza Tereza Araújo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.