Saiba mais sobre o vírus MyDoom, o mais rápido da história

Globo Online

Atualizada em 27/03/2022 às 15h08

LONDRES - O MyDoom é o vírus que mais rapidamente se espalhou na História. A BBC preparou uma lista de informações sobre o vírus, para que o internauta possa se proteger.

O QUE É: O MyDoom é o mais recente de uma lista de vírus ou programas maliciosos que exploram os produtos da Microsoft. O vírus usa brechas no Outlook e rouba sua agenda de endereços, procurando e-mails para usar como instrumentos. O MyDoom também é conhecido como Novarg ou Mimail-R.

COMO ELE APARECE: Você deve ter notado que recebeu mensagens na sua caixa de e-mails com os títulos "hi", "error", "mail delivery system", "mail transaction failed", "server report", "status", "test" e outros caracteres aleatórios. Esses títulos fazem o e-mail malicioso parecer uma mensagem de erro, como se uma mensagem enviada por você estivesse voltando. Muitas pessoas clicaram nos arquivos anexos para descobrir que mensagens teriam retornado e, com isso, infectaram seus computadores.

COMO ELE AGE: O MyDoom rouba a agenda de endereços do Outlook em busca de e-mails para se auto-enviar. O vírus tenta evitar endereços de e-mail de muitas empresas de segurança e antivírus, além de agências governamentais e militares. O MyDoom abre uma porta nas máquinas infectadas que pode ser explorada por qualquer um com as ferramentas e a técnica adequadas. O vírus original e a variante MyDoom.B estão programados para lançar o ataque de "negação de serviço" em determinados sites na internet. O MyDoom tem como alvo a página da empresa de software SCO e a versão B, o site da Microsoft.

COMO SE PROTEGER: Atualize regularmente seu software antivírus, particularmente durante períodos de ataques. Instale um detector de vírus para verificar se seu sistema está infectado e remova qualquer programa malicioso que você encontrar. Se você tiver uma conexão de banda larga, use um sistema de segurança que protege as intranets contra entradas ilegais via internet. Suspeite de e-mails de pessoas com quem você normalmente não se corresponde, especialmente se a mensagem chegar com um arquivo anexado. Delete qualquer arquivo suspeito antes de abri-lo.

O ALCANCE: Segundo a empresa de informática MessageLabs, o vírus já chegou a atingir uma a cada 12 mensagens de e-mail existentes. O vírus mais rápido antes do MyDoom, o Sobig-F, conseguiu apenas alcançar uma em cada 17 mensagens. Em dois dias a MessageLabs pegou quase 4,6 milhões de cópias do programa. A empresa finlandesa de antivírus F-Secure disse que o MyDoom foi responsável por até 30% do tráfego de e-mails. Os números incluem mensagens criadas pelo próprio vírus, respostas automáticas e e-mails raivosos de pessoas pedindo a outras que não enviem mais mensagens infectadas.

DE ONDE VEIO: Acredita-se que o MyDoom foi criado na Rússia e espalhou-se por quase 200 países.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.