Empresários estão mais confiantes na economia, diz CNI

O Globo

Atualizada em 27/03/2022 às 15h09

BRASÍLIA - Os empresários brasileiros estão confiantes no crescimento da economia em 2004, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela Confederação Nacional da Indústria. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) de janeiro alcançou 62,4 pontos, o que representa um crescimento de 12% em relação ao resultado da pesquisa trimestral feita em outubro. O resultado deste mês é o maior desde janeiro de 2001, quando o índice registrou 65,3 pontos.

Segundo o coordenador da unidade de política econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, o resultado mostra que os empresários esperam uma melhora da economia devido ao bom desempenho das contas públicas, do balanço de pagamentos e da retomada do controle da inflação.

Em relação à economia brasileira, o indicador ficou em 66 pontos, contra 59,2 pontos de outubro de 2003. Em relação a sua própria empresa, a pesquisa mostrou um resultao de 69,5 pontos, contra 64,8 pontos em outubro. Segundo a metodologia da pesquisa, a pontuação acima de 60 pontos já indica otimismo dos empresários. Castelo Branco disse, no entanto, que a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) de manter a taxa básica de juros Selic em 16,5% ao ano pode ter impacto no otimismo dos empersários com relação à economia.

- O Banco Central interrompeu o processo de queda nas taxas de juros e isso significa uma frustração para o setor industrial. A decisão trouxe incerteza e incerteza nunca é um bom sinal - disse o economista.

O coordenador da CNI, no entanto, afirmou que, apesar de a decisão do Copom poder ter impacto sober o crescmiento da economia em 2004, ainda é cedo para rever a expectaiva da CNI de um crescimento de 3,5% do PIB este ano. Segundo ele, ainda é preciso esperar mais uma reunião do comitê para saber se a decisão de interromper a trajetória de queda dos juros vai ser mantida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.