Morte do delegado Stênio Mendonça completa 6 anos

O episódio provocou uma batalha contra o crime organizado no Maranhão.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h20

SÃO LUÍS- Hoje, faz seis anos de morte do delegado Stênio Mendonça.

Ele foi assassinado na Avenida Litorânea, após ter sido atraído para o local por um telefonema. O crime foi praticado pelo bando liderado por Humberto de Oliveira, o Bel, chacinado dias depois na área de Santa Luzia, quando retornava de uma audiência naquele município, por envolvimento em outro crime.

A partir da morte do delegado Stênio Mendonça, o Maranhão ganhou destaque no cenário nacional com a decisão firme da ex-governadora Roseana Sarney em combater o crime organizado.

Foi realizada uma CPI, onde esteve por aqui uma comissão de deputados federais, que se aliou a parlamentares estaduais maranhenses.

As investigações levaram aos mandantes do crime, que foram presos e condenados. Entre eles, o ex-deputado José Gerardo de Abreu, o empresário Joaquim Laurixto, o ex-delegado Luís Moura e sua mulher Ilce Gabina, e o empresário paulista William Sozza.

Policiais que tinham conhecimento do plano também foram presos, entre os quais, Jorge Gabina e Claudenir de Jesus Silva, o Japonês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.