FMI elogia balanço de pagamentos do Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 15h26

BRASÍLIA - O Fundo Monetário Internacional julga que os números do balanço de pagamentos do Brasil, principal medida da vulnerabilidade externa da economia, estão muito bons e que a redução da dependência de capital estrangeiro é um êxito muito grande e importante para a revisão do acordo com o país.

"Os números do balanço de pagamentos estão muito bons", disse nesta quarta-feira, Lorenzo Perez, que integra a equipe técnica do Fundo.

Segundo ele, está havendo forte correção no balanço de pagamentos e a necessidade de financiamento externo caiu consideravelmente nos últimos meses.

"Isso é muito importante e, obviamente, será levado em consideração, pois é um êxito muito importante", ressaltou ao entrar no Palácio do Planalto, onde a equipe se reuniu com o ministro-chefe da Casa Civil, Pedro Parente.

Antes, ao sair do Ministério do Planejamento, onde falou com o ministro Guilherme Dias, ele comentou – ao falar dos índices de preços – que não vê riscos de descontrole da inflação este ano, nem no próximo.

Participaram das reuniões no BC o chefe da missão, Jorge Marquez-Ruarte, e outros técnicos do Fundo.

Indagado se já estavam previstas reuniões, na próxima semana, com representantes da equipe de transição do governo eleito, Perez respondeu que sim. "Está marcada", disse, sem detalhar o dia.

A missão do Fundo Monetário Internacional reúne-se nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, com o presidente do Banco Central, Armínio Fraga, e com os diretores de Assuntos Internacionais, Beny Parnes, e de Política Econômica, Ilan Goldfajn.

A informação é da Assessoria de Imprensa do BC, que não divulgou o horário do encontro.

A missão chefiada pelo argentino Jorge Marquez Ruarte está no Brasil para verificar as contas brasileiras dentro do previsto no acordo de US$ 30 bilhões assinado pelo governo este ano. Essa é a primeira revisão trimestral que o fundo faz.

Nesta quarta-feira, a equipe do fundo esteve reunida no Banco Central, em Brasília, com o chefe do Departamento Econômico, Altamir Lopez.

Na chegada, sem informar detalhes mais importantes, os integrantes da missão disseram estar encantados com a beleza de Brasília e elogiaram o balanço de pagamentos do governo.

Jorge Marquez-Ruarte saiu esta semana pela cidade com câmera fotográfica e, vestido como um turista normal, visitou vários pontos de Brasília.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.