TSE: alto índice de abstenção era previsível

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 15h27

BRASÍLIA - O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Sepúlveda Pertence, informou há pouco que a expectativa é de que amanhã à noite o novo presidente eleito já seja anunciado. Ele considerou previsível o índice de abstenção nesta eleição.

"Quando as pesquisas já davam uma diferença muito grande entre os dois candidatos, se previa que a abstenção ia ser maior do que no primeiro turno", afirmou.

A abstenção no segundo turno foi de cerca de 20%, enquanto no primeiro turno atingiu 17%.

Segundo Pertence, 320 mil urnas sem impressora apresentaram problema durante a eleição, e duas mil foram substituídas, o equivalente a 0,5%. Desse índice, 0,5%, o equivalente a 0,026% das urnas foram substituídas por cédulas manuais.

Segundo ele, as urnas com impressora foram as que mais registraram problemas, o equivalente a 19.373 urnas. Desse total, 192 tiveram de ser substituídas, o equivalente a 0,99%.

"Tudo ocorreu aborrecidamente bem" disse o ministro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.