Programa de Segurança nas Escolas implantado em São Luís

Foi implantado na Escola Fernando Perdigão, no Monte Castelo, o Programa Segurança nas Escolas, com o apoio da Polícia Militar do Estado.

Atualizada em 27/03/2022 às 15h28

Lançado hoje (14) pela manhã no Centro de Ensino Médio Fernando Perdigão o programa de segurança nas escolas.

A unidade fica localizada no Monte Castelo e foi manchete em todos os jornais depois que um dos alunos matou um colega durante uma tentativa de assalto.

O fato aconteceu na última quinta-feira, quando a vítima, o estudante do 2º ano, Joseildo Pereira Ferreira, de 18 anos, saía da escola por volta do meio-dia.

O crime chocou São Luís e deixou um clima tenso entre os alunos que sentem a necessidade de ter mais segurança dentro e fora da escola.

“Esta escola nunca havia apresentado nenhum problema de violência. A atuação do Grupo Especial de Apoio às Escolas (Geape), formado por policiais militares, sempre deu prioridade às escolas localizadas em áreas de risco; a Fernando Perdigão não se enquadrava nesse perfil, mas vamos garantir todo o suporte psicológico e pedagógico para reverter a situação”, anunciou a gestora do Programa Estratégico de Defesa Social, Rosângela Guimarães.

O gerente regional de São Luís, Fernando Fialho, explicou que o Geape vai dar um apoio ostensivo com a presença constante da Polícia Militar. “A determinação parte do próprio governador José Reinaldo que ficou bastante preocupado com o que aconteceu.

O programa já funciona em várias escolas e os resultados são positivos. Aqui, não vai ser diferente”, garante.

O projeto de Policiamento Ostensivo e Preventivo nas Escolas vem sendo executado há quatro anos pelo Geape através do policiamento preventivo tipo radiopatrulha.

Além disso, são realizadas palestras educativas de conscientização sobre o uso de drogas e as suas conseqüências.

Os estudantes ainda estão chocados com o que crime que aconteceu na porta da escola. Todos ficaram surpresos com o envolvimento de um colega no mundo da violência.

O estudante do 2º ano, Willian Guerra Santos, disse que a escola sempre foi considerada uma das melhores de ensino médio em São Luís, recebendo prêmios por sua atuação.

“Com esse programa de combate à violência vai ser muito bom para todos principalmente para o aspecto da escola junto à comunidade”, revelou.

A atuação do Geape é voltado para a integração de todos os membros da escola – diretores, professores, corpo administrativo, alunos e os pais – para discutirem e juntos buscarem soluções para os problemas como o tráfico de drogas, ação de gangues e outros problemas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.