Festival de Teatro Estudantil começa amanhã no TJV

O festival é direcionado a alunos das escolas da rede de ensino fundamental e médio do Maranhão.

Atualizada em 27/03/2022 às 15h28

Começa amanhã, 15, a sétima edição do Festival Maranhense de Teatro Estudantil Troféu Cosme Júnior, no palco do teatro João do Vale.

O festival acontece até 24 de outubro.

Promovido pelo governo do estado através da Fundação Cultural do Maranhão, o festival é realizado pelo Centro de Artes Cênicas do Maranhão e teatro João do Vale, visando promover a integração entre as escolas participantes e o desenvolvimento estético dos alunos e professores da rede de ensino fundamental e médio do Maranhão.

Para o ano de 2002, a coordenação do festival confirma a participação de 29 escolas, sendo 16 do ensino médio, da 1ª a 3ª série e 13 do ensino fundamental, de 5ª a 8ª série.

Do festival podem participar alunos das redes de ensino municipal, estadual, particular e federal.

Cada escola só poderá participar com um espetáculo teatral.

As escolas do ensino fundamental apresentarão no turno matutino enquanto as do ensino médio, no turno vespertino.

As apresentações acontecem no horário das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h30.

Os espetáculos poderão ser apresentados nas categorias de palco ou de rua.

Na inscrição cada escola informou na ficha técnica o nome do espetáculo, autor, elenco, personagem, direção, figurino e cenografia.

Essas informações servem para a avaliação do grupo e da escola quando a indicação do prêmio.

Estão inscritas para o festival as escolas do ensino médio: Colégio Educator Ltda, “A grande estiagem”; Colégio Geoalpha, “Aquele que diz sim, aquele que diz não”; Escola Agrotécnica Federal de São Luís, “Canções do vale”; Colégio Girasol, “O auto da lima”; CEM Fernando Perdigão, “Zaz traz”;CEM Alto Alegre do Parnaíba, “Os defensores da natureza”; Colégio Comercial de Arari, “Brincadeira de roça”; CEM Nerval Lebre Santiago, “Papo entre amigos”; CEM Gonçalves Dias, “Amaldiçoadas corações”; Cefem Barjonas Lobão, “Parece mais não é”; Cefem Édson Lobão, “Por que com a minha Família”; Colégio Maristas, “E por fala em amor, um raio de luar e luzes da ribalta”; CEM Cidade Operária I, “Uma noite no cemitério”; Cintra, “ A mulher sem pecado e outros babados”; CEM João Leitão, “Catirina” e CEM Profº Newton Neves, “Senhora dos afogados”.

Do ensino fundamental estarão no palco do João do Vale o Colégio Cintra “ A viagem de um barquinho”, Arco-Íris “Principio da missão de Jesus”, Viva Vida “ Alice no país da maravilha”, São Raimundo “Farsa de Inês Pereira”, Maria José Aragão “ Taturema ou o inferno de Wall Estreet”, Instituto Farina “ A idade dos sonhos”, Carmélia Viveiros “Uma ilusão”, São Marcos “ o desejo de Catirina”; Bandeira Tribuzzi “ As conseqüências de um aborto; Escola Santa Terezinha “ Aurora da minha vida” e Presidente Kennedy “ Brasil, Mostra tua cara”.

No encerramento será feita entrega de certificados e do troféu Cosme Júnior, de honra ao mérito aos participantes e de melhor diretor, ator, atriz, figurino e cenografia.

A escolha dos indicados ao troféu será feita por uma comissão formada por artistas/técnicos da área especificada presidida pelo Teatrólogo Tácito Borralho, diretor do Cacem e do teatro João do Vale.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.