Nasa terá primeiro brasileiro em sua equipe de físicos

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

Pela primeira vez um brasileiro vai integrar uma equipe de físicos da Nasa, levando para o espaço técnicas que costuma aplicar nas profundezas na Terra em seu trabalho na Companhia Vale do Rio Doce .

O matogrossense Paulo de Souza Jr, 31, vai participar da missão da Nasa que em março vai pesquisar mais evidências da existência de vida em Marte.

Para isso, vai utilizar um aparelho que desenvolveu em equipe no seu doutorado na Alemanha e que analisa as características mineralógicas de rochas e objetos.

Da terra para o espaço? Não, é justamente ao contrário, explica Souza Jr, que foi criado no Espírito Santo e que nunca foi de ler ficção científica.

Na verdade, o equipamento que vai analisar as condições ambientais de Marte, acoplado aos braços de dois robôs, foi desenvolvido por uma equipe de estudos espaciais na Alemanha da qual fez parte.

"As pesquisas espaciais têm entre as suas preocupações procurar aplicações das suas descobertas para melhorar a vida na Terra", explica o brasileiro, que trabalha na Vale do Espírito Santo.

Com o seu trabalho na terra, o físico tenta melhorar a vida de milhares de pessoas que vivem em torno da mineradora, identificando os componentes que são emitidos no meio ambiente e com isso facilitando o combate à poluição.

É usado também na melhora da qualidade do produto da mineradora e na redução de perdas do minério-de-ferro e pelotas.

O equipamento deverá pousar em março de 2003, junto com o primeiro robô Athena.

O nome do objeto é Mssbauer Spectrometer e tem o tamanho de um mouse' de computador.

Ele vai pesquisar em Marte as formações rochosas para buscar a evidência de água, último passo para chegar mais perto de evidências de vida.

O segundo robô, com o mesmo nome, será enviado meses depois, em julho, para um outro local da superfície do planeta.

"Como não tem finalidade comercial o equipamento não é patenteado e com certeza pode ser utilizado por quem se interessar", informou.

» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial

Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.